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A simplicidade de criar um Podcast está atraindo muitas empresas

fabio coelho • 29 de agosto de 2019

Na minha visão, Podcast é uma mídia que muita empresa deveria adotar, por três simples motivos: Primeiro, o cliente fica mais próximo da sua empresa, segundo, o tempo necessário para explicar seu produto ou serviço é maior que a publicidade comum, e o terceiro e melhor motivo é a grande fonte de tráfego gratuita.

Por mais simples que pareça o formato PodCast a taxa de rejeição é muito baixa e tem uma alta fidelização dos ouvintes. Ou seja, o seu público será sempre o seu público. Um ouvinte diário de podcast dificilmente fica sem escutar os programas. 

Eu sou um ouvinte diário de Podcasts e meu trabalho é encontrar novas oportunidades para as empresas divulgarem seus produtos na internet. Estou acompanhando o movimento das grandes empresas de comunicação em direção ao universo do PodCast. Melhorou muito as produções e tem aparecido cada dia mais programas relevantes.

Se a sua empresa tem um bom conteúdo ou é capaz de produzir conteúdos para o seu próprio PodCast, vou deixar aqui um passo a passo para ser seguido. Espero ajudar você a colocar um programa de PodCast no ar.

Colocar um PodCast no ar é preciso apenas vontade, a barreira técnica é muito baixa, basta um bom smartphone e um locar livre de barulho e eco para gravar. 

Basicamente vai precisar seguir 6 passos para colocar um programa no ar:

  • Definir uma linha editorial
  • Gravar 10 pilotos diferentes
  • Criar um roteiro pode ajudar
  • Qualidade da gravação
  • Faça uma simples edição
  • Publicar o mais rápido possível

Manda bala e segue o passo a passo abaixo:
 
 
#1: Definir uma linha editorial

Definir uma linha editorial é mais talento do que objetividade. Separei algumas frases para ajudar você a encontrar uma boa linha editorial:
 
  • O conteúdo pode ser individual ou precisa de várias pessoas?
  • Terá entrevistados externos?
  • Será descontraído ou mais sério?
  • Qual será a periodicidade?
  • O seu cliente precisa de ajuda para escolher os produtos?
  • Você quer vender alguma coisa no final ou será apenas fazer conexão com o cliente?
 
Essas perguntas são um ponto de partida. Mudanças e ajustes serão contínuas, o seu público irá dar sinais de quais caminhos seguir, basta escutar.
 
 
#2: Grave 10 pilotos diferentes

Sua estreia precisa testar os conteúdos. Por isso, grave mais que o necessário, são os programas de teste. A qualidade vai melhorar automaticamente na jornada. O último programa é sempre melhor que o anterior.
 
#3: Criar um roteiro pode ajudar

Pode fazer um roteiro, mas no começo procure não seguir ao pé da letra. Descubra que tipo de roteiro funciona melhor para você. Eu particularmente prefiro escutar os formatos de bate papo, somente seguindo os tópicos. Produtividade é o nome do jogo.
 
#4: Qualidade da gravação

Seu áudio precisa ter um mínimo qualidade para o seu cliente conseguir entender. Mas, isso não é uma regra, já escutei entrevistas fantásticas com o audio ruim e já ouvi programa ruim com áudio excelente.
 
Seu podcast precisa ser agradável de ouvir, uma boa gravação ajuda mas o importante mesmo é o conteúdo.
 
#5: Fazer uma simples edição 

Editar um podcast também é uma tarefa artística, quanto mais editar melhor ficará. Corte apenas frases repetidas e tente colocar a narrativa em uma ordem agradável e coerente. Mas não perca muito tempo neste trabalho.
 
Gaste seu tempo arrumando mais conteúdos para gravar outros podcasts. Volto a repetir, existem podcasts sem nenhuma edição que são fantásticos!
 
#6: Publicar o mais rápido possível

Os ouvintes estão loucos por novos conteúdos! O que está esperando?

Você pode começar com uma conta gratuita para publicar. 
Eu recomendo começar no SPREAKER
 
Em breve irei criar um material específico sobre publicação, mas no momento você precisa fazer o mais importante, GRAVAR!
 
Como dica complementar, procure melhorar a cada edição, sempre!

Grande Abraço!
 
Fábio Coelho
Especialista em Marketing Online

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