Considere este princípio quando se trata de minicursos. Minicursos online, diferentes do cursos tradicionais de formação, podem ser ferramentas poderosas para produtores de conteúdo.
Abaixo, vamos mergulhar exatamente no que é um minicurso e como criar um minicurso online lucrativo e impactante.
Quando nós da Produtora TAG12 nos referimos a um minicurso, estamos falando de um pequeno curso online que leva duas horas ou menos para um aluno concluir todo seu conteúdo.
O minicurso pode ser entregue em vídeo aulas, pdfs, ebooks, em texto ou em planilhas. A única regra é a seguinte: ele precisa ser útil para alguém.
Normalmente um minicurso online cobre um tópico hiper específico de um tema amplo. Pode até ser um conteúdo adaptado de uma unidade de um curso online maior.
Segue alguns exemplos abaixo.
Um curso completo de mecânica de moto, por exemplo, pode lançar um minicurso de parte elétrica para scooters.
Um grande curso de inglês pode montar minicurso sobre o vocabulário para entrevista de emprego.
Um blogueiro vegano com um curso completo sobre como fazer uma desintoxicação à base de plantas, pode lançar um minicurso sobre como preparar café da manhã ou vitaminas à base de plantas.
Existem vários benefícios em um minicurso. Mas, considere fazer as seguintes perguntas que novos criadores de cursos online costumam fazer:
Criar um mini curso online pode fornecer algum contexto e respostas para essas perguntas. Vou tentar responder algumas delas sem deixar esse artigo do tamanho de um livro.
1. Para construir um público online
Para criadores cuja maior preocupação é encontrar e aumentar o público online, um minicurso é uma ferramenta incrível para fazer isso, pode facilmente ser oferecido gratuitamente e usado como um ímã de leads, ou oferecido a alunos que pagam antecipadamente pelo curso completo.
Um minicurso pode fazer com que os criadores sejam reconhecidos como especialistas em um tópico muito específico. Um assunto muito específico pode apoiar uma empresa em um nicho maior.
2. Para testar uma ideia
Os minicursos ajudam a avaliar a demanda por um tópico antes de investir tempo e dinheiro em um curso online muito maior. Se um público comprar ou se inscrever no minicurso, provavelmente é um bom sinal de que ele está pronto para comprar um produto completo.
Para ter uma ideia de como preparar o currículo do curso sobre um tópico e divulgá-lo para um público, visite aqui.
3. Para levantar dinheiro
Se um criador está começando do zero, apenas ganhando uma presença na web, ou está começando a pensar em como traduzir seu conhecimento ou conteúdo em um curso online, o processo e o cronograma podem ser assustadores.
A criação de um minicurso pode reduzir o tempo de inicialização e gerar lucro rapidamente.
Dica profissional: os criadores devem redirecionar o conteúdo ou escolher um tópico pequeno que eles conheçam como a palma da mão para começar a matricular os alunos em seu minicurso. Estamos falando de horas ou dias para reunir as inscrições, ao invés de semanas.
4. Para começar pequeno (para eventualmente crescer)
Assim como um novo escritor não mergulharia direto em sua obra-prima durante sua primeira sessão de redação, um novo criador de curso pode não querer pular de cabeça em um currículo completo. Cortar uma pequena parte de uma boa ideia ajuda o criador de um novo curso a encontrar sua voz e construir seu negócio.
A arte de fazer: como criar um minicurso online
Muitas vezes, são criados minicursos que podem ser produtos autônomos que podem ser vendidos por centenas de dólares. Mantenha o minicurso pequeno, simples e curto.
1. Escolha o tópico do minicurso
Escolha um tema do seu conhecimento que você domine e que seja um tema procurado pelo seu público específico.
Para quem já tem conteúdo: Um blogueiro, um YouTuber, um podcaster, um Instagrammer, etc... pode já ter todo o conteúdo necessário para criar um minicurso e já ter público. Nesse caso, dê uma olhada nas análises para entender quais tópicos podem ser bons para um minicurso.
Para aqueles com uma lista de e-mail forte: aqui os criadores devem encontrar a intersecção do conteúdo de melhor desempenho, o tipo de conteúdo pelo qual são apaixonados e suas áreas de especialização mais fortes e partir daí
Para aqueles que são educadores ou treinadores: aqueles que estão nesta posição podem ser capazes de pegar uma pequena parte de uma série de treinamento ou falar e dividi-la em um minicurso com bastante facilidade.
Para aqueles que administram uma empresa de serviços: Consultores que oferecem os mesmos serviços para clientes diferentes repetidamente, também podem estar prontos para criar um minicurso. A chave está em extrair uma lasca muito pequena (mas valiosa) do seu conteúdo.
Para aqueles que estão começando da estaca zero: Aqueles que sempre foram procurados por amigos e familiares no mesmo tópico ou aqueles que tiveram treinamento ou experiências exclusivas podem estar perfeitamente posicionados para criar um curso também.
2. Identifique o seu público-alvo
Teste o seu público antes de produzir o curso. Escrever e promover postagens de blog separadas direcionadas a esses públicos e ver qual deles atrai mais atenção e engajamento.
Os criadores tendem a ir direto para a criação de conteúdo, mas determinar o escopo e identificar seu público são as chaves para o minicurso que vende. Uma das principais maneiras de começar é identificar um determinado grupo ou comunidade pelo qual você tem paixão e desejo de seguir.
Lembre-se: Um minicurso que serve para todo mundo torna o produto menos atraente.
3. Estabeleça um objetivo bem definido para o minicurso
A melhor maneira de vender um minicurso é quando ele resolve um problema real. Pense assim: O público-alvo tem um problema e este minicurso pode resolvê-lo.
Novamente, o minicurso se resume em manter as coisas específicas e pontuais.
4. Liste o conteúdo do minicurso
A melhor maneira de fazer isso é ter em mente o objetivo que os alunos devem alcançar na conclusão do minicurso. É natural de qualquer profissional, que domina algum assunto, pensar em todos os passos que ele demorou para aprender determinado conhecimento.
Faça uma lista dos conteúdos do seu minicurso:
Por exemplo:
Se eu fosse ensinar um professor a produzir e publicar um curso online na hotmart, teria que ensinar desde a organização do conteúdo, preparação para gravação, como gravar, como iluminar a cena, como captar o áudio, etc… a lista dos conteúdos seria gigante.
Tendo em mente algo mais específico para um minicurso projetado para esse mesmo professor, a lista seria a seguinte:
Minicurso:
Como iluminar a cena para gravação de um curso online
Com apenas 6 videoaulas meu minicurso seria capaz de fazer um professor iluminar profissionalmente um ambiente para gravação do seu curso online.
Agora faça você, escreva a lista das videoaulas do seu minicurso online
5. Tamanho do minicurso
É importante que o minicurso permaneça mini. Se a sua lista de conteúdo ficou grande, nessa etapa tente reduzir ao máximo a sua lista.
Pense no resultado final do seu aluno.
Qualquer que seja o tópico escolhido, ele deve ser independente de uma uma grande formação. Em outras palavras, você precisa fazer seu aluno resolver um problema específico com o mínimo de informação e o mais rápido possível.
6. Escolha o melhor formato para entregar seu minicurso
Seu conteúdo fica melhor em um vídeo, em PDF, ou em uma planilha?
Lembre-se:
Um conteúdo em vídeo é melhor para:
Retratar ideias e conceitos em três minutos ou menos
Screencasts e orientações, onde os alunos precisam ver as etapas na tela
Conteúdo para download é melhor para:
Folhas de dicas, glossários e outros recursos
Fichas de trabalho
Processar documentos como planilhas e outras ferramentas organizacionais
O conteúdo em texto é melhor para:
Explicando um conceito com mais detalhes
Mostrar informações passo a passo
Links para outros recursos na web
Não existe uma resposta exata para essa pergunta, o preço de um minicurso se resume a:
Aqui está o check-list necessário para vender um minicurso online por conta própria.
Se você for postar o curso em uma plataforma como a Udemy não vai precisar desses itens.
Uma página de vendas (Landing Pages): criar uma página de vendas do cursos será necessário para anunciar o seu minicurso nas redes sociais por exemplo. Nessa página estará toda a explicação do seu curso.
Você pode usar páginas gratuitas do
Hotmart, contratar um construtor online de landing pages ou contratar o serviço de um freelancer para criar sua página de vendas.
Uma lista de e-mail: Se você não tem uma lista de e-mail com um público específico para comprar seu produto, terá que construir uma. Você pode começar a construir sua lista de email usando o
MailChimp. É gratuito até 2 mil emails.
Contas de mídia social: embora talvez não seja uma ferramenta de marketing tão poderosa quanto uma lista de e-mail, contas nas mídias sociais podem ser ótimas maneiras de alavancar um minicurso. Considere Instagram, Twitter, Pinterest e até mesmo o TikTok para divulgar seu curso. O
Quora também pode ser uma ferramenta eficaz, dependendo do criador e do público.
Anúncios pagos: Esse pode não ser o caminho a percorrer para aqueles que estão apenas começando, mas aqueles dispostos a investir tempo e energia podem ver um benefício no pagamento de anúncios direcionados.
Há muitas maneiras de marketing orgânico para vender um curso, algumas das maneiras mais bem-sucedidas não são tão complicadas.
Blog de convidado
Escreva para outros blogs que apresentem um tópico abordado no minicurso e vise o mesmo público.
Por exemplo, eu poderia escrever uma matéria sobre iluminação de cena para o blog do
Hotmart, isso atrairia muitos professores para comprar o minicurso de iluminação de cena.
Antes de escrever sua matéria, considere se o blog aceita postagens de visitantes, se seu público é grande o suficiente para oferecer uma alta taxa de conversão e, o mais importante, se eles vinculam e creditam a postagem corretamente para impulsionar os negócios.
Marketing orgânico nas mídia social
Isso significa vincular a página de vendas do minicurso em toda e qualquer biografia de mídia social, postando com frequência, envolvendo o público e compartilhando conteúdo relacionado.
Parceria com influenciador
Pesquise influenciadores, blogueiros, podcasters, Instagrammers, YouTubers, etc. que executam plataformas poderosas relacionadas ao curso. Ofereça acesso gratuito e pergunte se eles estão interessados em compartilhar o minicurso com seus seguidores, caso eles gostem.
Esse influenciador pode até se tornar um afiliado do seu curso, as plataformas
hotmart e eduzz fazem facilmente esse processo de afiliação com seu influenciador.
Promoção pessoal
Se você tiver aulas presenciais, pode aproveitar essa oportunidade para atrair novos clientes para o minicurso online.
Lembre-se de que as intensidades das luzes podem variar de acordo com o ambiente, tem que ir testando as posições das luzes e as intensidades, até chegar na iluminação ideal.
E agora que você já sabe como obter uma boa iluminação, pode gostar de ler outros materiais em nosso blog, como:
Como criar o vídeo de vendas do seu curso on-line?;
Como produzir um curso online de alta qualidade;
Como transformar um curso presencial em on-line?
Se você precisa de ajuda para gravar seu curso online, faça um orçamento aqui 😉
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Grande abraço!
Até o próximo vídeo!
Fábio Coelho
Produtor de Cursos Online
O guia interativo “Estruturação de Curso Online” aborda tudo sobre como montar um curso online, oferecendo dicas valiosas, exemplos e exercícios práticos para transformar seu conhecimento em um curso online.
O guia foi pensado para instrutores, educadores e profissionais que desejam criar cursos online e estruturar experiências de aprendizado envolventes e eficazes.
A estruturação do seu curso será desmembrada abordando cada etapa, desde a definição de metas e objetivos claros e alcançáveis, a organização do conteúdo, os tempos das aulas até o planejamento da gravação. Além disso, também tem um cronograma de produção, que torna a criação do curso um processo mais eficiente. Proporcionando aos educadores as ferramentas necessárias para construir um excelente curso online.
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