Como gravar vídeos de treinamento corporativo
Vídeos de treinamento são muito úteis para agilizar o processo de integração e aproximar os funcionários da empresa
O RH que trabalha de forma mais estratégica já está atualizado e utiliza na empresa vídeos para informar e treinar seus funcionários. É sempre uma ótima ideia produzir vídeos de treinamento, mas é preciso tomar alguns cuidados para que seu vídeo realmente atinja o objetivo.
Separei neste artigo algumas dicas que farão seus
vídeos de treinamento serem agradáveis e cumprir o objetivo que é treinar.
Dica de Leitura:
Marketing de Conteúdo -
Joe Pulizzi
Com estudos de caso aprofundados sobre a forma como a John Deere, LEGO, Coca-Cola e outras corporações líderes estão utilizando o conteúdo para gerar vendas épicas, este guia inovador lhe dará todas as ferramentas para você começar a criar e disseminar conteúdo que o leve diretamente para maiores lucros e crescimento.
Use um ser humano real, evite animações
Há um motivo pelo qual 94% dos profissionais de marketing hoje dizem que usam vídeos para ajudar a aumentar a compreensão do cliente ou usuário sobre seus produtos ou serviços. Além de demonstrar visualmente conceitos que de outra forma seriam difíceis de explicar, os vídeos podem mostrar personalidade e que foram criados com seres humanos reais em mente.
O mesmo se aplica a
vídeos de treinamentos, use pessoas reais para apresentar o conteúdo. Nada é mais chato para um novo funcionário do que ter que aprender um novo procedimento com um cachorrinho falante ou um bonequinho gordinho animado.
Planeje as pausas para o café
Incentive pausas nos seus vídeos ou no dia de
treinamento em vídeo. Por exemplo, inclua um texto na tela que signifique uma pausa para alongamento, para ir buscar água, tomar um café, etc.
Acrescente um pouco de humor
Os vídeos de treinamento corporativo costumam ser secos e sem humor, não mostrando a humanidade das pessoas que estão treinando. O espectador que não se conecta com o vídeo vai entrar no modo paisagem, ou seja, ele vai apenas estar olhando para o vídeo pensando de um milhão de outras coisas legais.
Mantenha o treinamento atualizado
Nada é mais brega do que um vídeo de treinamento desatualizado ou datado, então não use memes da moda para ilustrar alguma informação, piadas ruins e coisas que "as crianças estão fazendo hoje em dia". Eles datarão instantaneamente o seu conteúdo educacional (especialmente se o conteúdo do treinamento for direcionado a um público digitalmente experiente).
Invista na produção do treinamento
Se a produção de um
treinamento em vídeo for bem feita, seus esforços de criação de conteúdo tendem a ir mais longe, custando menos no longo prazo, porque você não terá que gastar novamente seu orçamento para criar novos conteúdos do treinamento.
Incentive a interatividade
O ser humano é um ser social, ninguém quer assistir um treinamento sozinho por quatro horas sem interação. Permita a troca de ideias e interação com outras pessoas em seu treinamento.
Por exemplo: Crie uma sala de aula virtual, crie um formulário para que os alunos possam participar ativamente das aulas, respondendo e fazendo perguntas. Procure incluir enquetes e outros formulários é outra maneira de fazer o público interagir com seus
vídeos de treinamentos.
Aplique essas dicas no seu treinamento
Ao usar essas ferramentas e dicas, você estará no caminho certo para aumentar a efetividade do seu treinamento em vídeo.
Concentre-se nas necessidades do seu público e como você pode ajudá-los a atingir seus objetivos por meio do seu treinamento em vídeo.
Aproveite ao máximo essas dicas e seus funcionários, estagiários e colegas vão agradecer.
Quer ajuda para criar o
VÍDEO TREINAMENTO da sua empresa?
Solicite um Orçamento
Contate-nos
Essas dicas foram úteis para você?
Deixe seu comentário e compartilhe este artigo com quem precisa!
Grande abraço!
Até o próximo vídeo!
Fábio Coelho
Criador e Produtor de Vídeos