Música sem direito autoral: Como usar em seus vídeos?
Músicas sem direitos autorais existe?
Usar uma música livre de direito autoral em seu vídeo pode virar uma grande dor de cabeça se você não conhece a sua origem. Toda música foi criada por alguém e esse alguém tem os direitos sobre a obra. Portanto, toda música tem um dono.
Dito isso, encontrar uma
música que você possa usar legalmente no seu vídeo pode parecer uma tarefa difícil. Então, hoje, separei alguns recursos para tornar o processo menos arriscado e talvez até um pouco mais fácil.
Antes de começar, vamos revisar as quatro principais categorias dos direitos autorais das músicas, e qual delas você pode usar no seu vídeo.
1. Músicas com direitos autorais reservados
Praticamente todas as músicas populares têm os direitos autorais protegidos. Grandes gravadoras não ficariam muito satisfeitas se você usasse as músicas delas sem pagar os direitos, então, a menos que você tenha muito dinheiro, aqui está uma dica importante:
mantenha a legalidade e use apenas músicas das categorias restantes abaixo.
2. Música com Creative Commons
As músicas do Creative Commons também são protegidas por direitos autorais, mas podem ser usadas gratuitamente se você seguir os termos e restrições específicas anexadas ao vídeo.
Existem várias licenças CC diferentes.
Para obter informações mais específicas, você pode consultar o site Creative Commons para obter uma visão mais detalhada dos tipos de licenças e o que elas significam.
3. Música Royalty Free
Royalty Free não significa música grátis.
Isso significa que você paga uma taxa única para usar uma faixa de música e não precisa pagar nenhum royalty depois disso. Alguns podem pedir que você forneça atribuição ou crédito em troca de usar a música, e alguns podem realmente cobrar pelo uso.
Dica profissional: verifique o tipo de uso da música para ter certeza que não será cobrado depois de usar.
4. Música de Domínio Público
Isso se refere à música em que geralmente:
1.) o copyright expirou pelo tempo;
2.) o proprietário do copyright deliberadamente colocou a música no domínio público.
A maioria dos recursos de domínio público geralmente se enquadra no primeiro; portanto, muitas das músicas nesta categoria são muito, muito antigas.
Nossos recursos musicais favoritos
E agora, o motivo pelo qual você está lendo esse artigo: uma lista de vários bancos essenciais para o seu video!
Free Music Archive: Este é um enorme banco de dados com faixas principalmente Creative Commons contidas. Você pode encontrar praticamente qualquer gênero ou estilo de música que desejar aqui.
FreeSound: você encontrará muita música atmosférica no FreeSound que funcionaria bem como trilha sonora de um filme. Eles também têm uma grande quantidade de efeitos sonoros, se você estiver procurando por eles.
CCMixter: Este é um recurso incrível para músicas do Creative Commons.
Pond5: O Pond5 coletou quase 3.000 faixas de áudio de domínio público para explorar.
FreePD: tudo aqui é de domínio público e recentemente composto, mas não há uma grande seleção.
PublicDomain4U: este site tem uma pequena seleção de músicas realmente antigas de jazz e blues, se é isso que você está procurando.
Incompetech: Todas as músicas em Incompetech são compostas por um único músico, abrangem uma infinidade de gêneros e são lançadas sob uma licença Creative Commons.
BenSound: BenSound é outro grande recurso do Creative Commons.
Biblioteca de áudio do YouTube: você sabia que o YouTube tem uma enorme biblioteca de faixas e efeitos sonoros gratuitos?
Cuidado com os direitos autorais
Antes de incorporar qualquer música em seu projeto, você deve sempre verificar as letras miúdas para se certificar de que está cumprindo a licença.
Também vale a pena mencionar - se você tem orçamento para pagar uma pequena taxa por música, os seguintes sites são ótimos recursos:
Independentemente de sua música ser gratuita ou paga, é sempre importante verificar duas vezes e certificar-se de que você está cumprindo as restrições dos termos de licença associadas a essa faixa, e de que está seguindo todas as leis aplicáveis.
O licenciamento de músicas é um terreno complexo e em constante mudança para navegar. Dependendo de como você usa a música, você pode precisar de várias licenças (uma para uma apresentação pública e outra para sincronização, por exemplo).
Se você estiver confuso ou em dúvida, sempre tome cuidado e consulte um advogado para obter aconselhamento jurídico em relação às necessidades musicais de seu vídeo.
Por fim, a equipe TAG12 está sempre à disposição para ajudar você a produzir vídeos para sua empresa. Caso você ainda não seja nosso cliente, não deixe de bater um papo conosco!
Precisa produzir um vídeo?
Entre em contato por aqui
Contate-nos
Essas dicas foram úteis para você?
Deixe seu comentário e compartilhe este artigo com quem precisa!
Grande abraço!
Até o próximo artigo
Fábio Coelho
Criador e Produtor de Vídeos