Por: Ideal Marketing
Publicado: 04 de Fevereiro de 2022
A publicidade se utiliza de diversas ferramentas para a divulgação de marcas, produtos e serviços, mas o vídeo marketing é uma estratégia que está em alta, principalmente por causa da internet e das funcionalidades que ela proporciona.
Se o ditado diz que uma imagem vale mais que mil palavras, é possível mensurar o quão valioso pode ser um vídeo?
Essa é uma estratégia voltada para o público moderno e plugado nas plataformas digitais e que podem ser envolvidos em uma campanha publicitária abrangente e integradora.
O video marketing pode ser empregado em diferentes modelos de propaganda, com as mais diversas finalidades.
Pode ser usado para criar um relacionamento entre empresa e cliente, até a promoção de uma novidade que será disponibilizada para o mercado consumidor.
Além disso, sendo desenvolvido de maneira correta, é possível realizar outros modelos de vídeo marketing, como:
Ou seja, para toda empresa há uma finalidade específica para a criação de vídeos, podendo ser para a promoção corporativa, impulsionamento de vendas, aumento sobre a conscientização de produtos e serviços, ou mesmo que envolvam o cliente de alguma maneira.
Na prática, é preciso contar com uma equipe competente, pois a produção de um vídeo marketing demanda esforços de profissionais capacitados.
Além disso, com as funcionalidades da internet, é possível viralizar de uma maneira positiva. Por isso, é preciso monitorar diferentes métricas e acompanhar o envolvimento e recepção do público.
A realização de um vídeo Marketing demanda estratégias voltadas para essa mídia, tão importante e poderosa que está cada vez mais acessível por causa da tecnologia.
Sendo assim, é preciso seguir algumas etapas, como apresentadas a seguir.
1. Alocação de recursos
Todo planejamento voltado para uma campanha publicitária dispõe de um orçamento, e a produção precisa de equipamentos adequados, software de edição e uma equipe que entenda a linguagem do vídeo marketing.
2. Roteiro bem amarrado
É preciso contar uma história que realmente chame a atenção e mantenha o espectador com foco, sem qualquer distração.
Por isso é preciso definir um roteiro bem amarrado, que esteja fielmente associado à marca, aos valores, à visão, às metas e objetivos traçados, de acordo com a finalidade do vídeo marketing.
Caso a ideia principal seja atrair clientes, o Inbound Marketing pode ser uma forma inteligente para apresentar os pontos principais dessa estratégia, mesmo que seja de forma lúdica, para uma jornada de compra.
Ainda assim, é preciso ter uma linguagem própria, que identifica a marca ao qual o vídeo marketing está relacionado, para que a empresa seja reconhecida de forma imediata, e durante todo o tempo de exibição.
3. Crie envolvimento com o espectador
Essa é uma tarefa que exige extrema habilidade de quem conduz o video marketing, pois é preciso entender as necessidades, problemas, anseios e sentimentos sobre a empresa.
Para fisgar o público, é preciso conhecer o que está se oferecendo, como o bem de consumo pode ser a solução mais adequada para o momento em que o consumidor está assistindo ao vídeo.
4. Mantenha a brevidade
Embora não exista uma duração definida para um vídeo marketing, a não ser o estabelecido pelas emissoras de televisão, a recomendação geral está na brevidade.
Isso pode ser alcançado com a edição, roteiro enxuto e com tudo que se tem para transmitir ao público consumidor no menor tempo possível.
Vale lembrar que a geração mais conectada à internet tem diversas distrações e, por isso, o vídeo marketing deve funcionar da melhor forma possível.
5. Publique em plataformas acessíveis
Quanto mais publicidade, melhor. Por isso a divulgação deve ser feita nas mais diversas plataformas digitais, adaptadas para o estilo que se propõe.
Sendo assim, se for em uma rede social como o Twitter Ads, é preciso entender qual a melhor forma de apresentar o vídeo marketing de acordo com o público que utiliza essa plataforma.
Dentro do próprio site corporativo é interessante manter uma aba específica para a apresentação dos vídeos. Assim, quando bem entender, o usuário terá a chance de encontrar uma propaganda e, quem sabe, fazer uma divulgação espontânea e orgânica.
6. Analise as métricas continuamente
O número de visualizações de um vídeo está entre as métricas mais importantes quando se trata de um vídeo marketing.
Ainda assim, para que o Marketing de Conteúdo tenha relevância, outras estatísticas que devem ser analisadas são:
Para concluir, as estratégias aplicadas de forma correta, de um modo geral, e a análise das métricas ajudam na orientação e direcionamento quanto ao uso de vídeo marketing.
É importante ter um planejamento sólido para desenvolver vídeos que estejam adequados para o funil de vendas, com ajustes pontuais e trabalho efetivo para tornar a marca uma autoridade e alcançar o sucesso almejado.
Quer ajuda para produzir seu Vídeo Marketing?
Entre em contato por aqui:
O guia interativo “Estruturação de Curso Online” aborda tudo sobre como montar um curso online, oferecendo dicas valiosas, exemplos e exercícios práticos para transformar seu conhecimento em um curso online.
O guia foi pensado para instrutores, educadores e profissionais que desejam criar cursos online e estruturar experiências de aprendizado envolventes e eficazes.
A estruturação do seu curso será desmembrada abordando cada etapa, desde a definição de metas e objetivos claros e alcançáveis, a organização do conteúdo, os tempos das aulas até o planejamento da gravação. Além disso, também tem um cronograma de produção, que torna a criação do curso um processo mais eficiente. Proporcionando aos educadores as ferramentas necessárias para construir um excelente curso online.
Criação e produção TAG12
WhatsApp
11 97086.2793
2024©Todos os direitos reservados. TAG12 | Produtora de conteúdo audiovisual ltda