A história do conteúdo em vídeo: a ascensão do video marketing
Seja você um profissional de marketing ou empreendedor, reserve um tempo para assistir
The Story of Content do Content Marketing Institute (CMI). É um documentário poderoso que começa por percorrer a evolução do marketing, desde a sua “idade de ouro” em meados do século XX (à la Mad Men) até ao presente, com conteúdo como rei.
Uma das ideias mais interessantes deste vídeo é que o marketing de conteúdo não é nada novo. A John Deere vem usando com sucesso através de sua revista,
The Furrow, desde o século 19 (você leu certo).
A diferença é que agora o vídeo tem uma enorme capacidade de escala que não era possível antes da internet.
Marcas dispostas a aproveitar as oportunidades apresentadas por essas novas tecnologias estão obtendo grandes vitórias. A
Blendtec usou o
YouTube fazendo o “Will it Blend?” vídeos, que aumentaram suas vendas em 1000% (!) e agora têm centenas de milhões de visualizações. A Red Bull acertou em cheio quando começou a criar conteúdo de vídeo para explorar as paixões das pessoas, não suas informações demográficas. A empresa agora tem um braço inteiro dedicado à mídia.
Greg McCoy, Arquivista Sênior da Procter & Gamble, colocou apropriadamente no vídeo: “Você pode tentar vender sua história ou tentar contar sua história”.
Hoje, os consumidores estão mais experientes do que nunca e a verdade é que eles sabem quando estão sendo vendidos ou comercializados. Marcas inteligentes estão tirando o peso da venda de cada interação e se apoiando em oportunidades para contar genuinamente sua história, criar conteúdo de alto valor e construir confiança na marca para criar relacionamentos duradouros com seus clientes.
Assista a Palestra “Ser um animal de marketing de conteúdo - Gary Vaynerchuk”
Gary Vee não é para os fracos de coração, mas ele sabe das coisas. Ser um animal de marketing de conteúdo é sua palestra amplamente conhecida do Online Marketing Rockstars 2015. Nele, ele discute a ênfase desigual que os profissionais de marketing colocam na análise de dados sem olhar de perto o valor real ou a conexão real com o cliente.
Veja a Samsung, Gary nos diz na conversa (desculpe, Samsung!). Tudo o que ele queria fazer era acompanhar uma negociação iminente feita pelo New York Jets. Em vez disso, ele acabou clicando constantemente em um banner irritante que aparecia toda vez que ele visitava o site de notícias esportivas.
Gary clicou no anúncio 8 vezes, de acordo com sua história – as métricas devem ter sido ótimas para a marca que veicula o anúncio. Na realidade? Gary estava xingando (literalmente) a inconveniência de ter que clicar continuamente fora dele. O ROI real foi 0. Pessoas como Gary, que estavam vendo o anúncio, nem estavam olhando para ele antes de chegar ao X.
Os profissionais de marketing em 2021 têm uma enorme plataforma para compartilhar a mensagem de sua marca. O problema? Assim como todos os outros. As marcas mais bem-sucedidas devem encontrar uma maneira de serem notadas em meio a todos os outros ruídos, e essa solução está na criação de um ótimo conteúdo.
De acordo com Gary, os profissionais de marketing de conteúdo não vencerão nos jogos de números de longo prazo com métricas de dados. Em vez disso, é essencial equilibrar o quantitativo com o qualitativo – envolver “tanto o cérebro quanto o coração”.
Algumas táticas específicas para fazer isso:
Pare de interromper o que as pessoas estão fazendo
Os anúncios nas mídias sociais funcionam tão bem porque vivem naturalmente nos feeds dos usuários, o que significa que não interrompem suas atividades.
Preste atenção às tecnologias emergentes
Não ajuda a embarcar continuamente nas tendências uma vez que elas estão saturadas. Gary usa um exemplo de seus dias como pioneiro em marketing por e-mail na década de 1990, quando estava obtendo taxas de abertura superiores a 90% – um sonho impossível no ambiente de marketing atual.
Foco contínuo em estabelecer uma conexão duradoura com os clientes
Colocar todos os ovos na mesma cesta (ou seja, tática, tecnologia, etc.) é uma má ideia em um mundo onde as coisas estão mudando tão rapidamente. Em vez disso, crie conteúdo com uma mensagem de marca autêntica que ressoe em qualquer canal.
Estratégia de Marketing de Conteúdo 2030
Joe Pulizzi
Pense em 2010. O que você estava fazendo? Como você estava fazendo marketing? Você já sonhou que o mundo do marketing seria do jeito que é agora? Dado que Instagram, Tik Tok, iPads e muitas das tecnologias que usamos para alcançar nossos clientes ainda nem existiam, a resposta provavelmente não é.
Em sua palestra no Content Marketing World 2019, o guru da indústria Joe Pulizzi ajuda você a definir sua estratégia para 2030.
Isso não significa que podemos prever tecnologias ou começar a saber como será o mundo em dez anos. Ainda assim, podemos ser profissionais de marketing de conteúdo mais ágeis, criativos e sofisticados usando as táticas que Joe aborda em sua palestra, que incluem:
Obtenha buy-in interno
Eduque os líderes em sua organização. Ensine-os sobre o ofício do marketing de conteúdo e seu valor. Deixe as táticas de marketing arcaicas para trás e concentre-se na criação de valor real para os clientes em sua estratégia de marketing.
Auto-sustentação ao impulsionar várias linhas de receita
Concentre-se nas metas de marketing, mas crie planos adicionais para receita direta com conteúdo. Para demonstrar essa tática, Joe usa a Cleveland Clinic como exemplo. Sua série Health Essentials triplicou sua receita obtida entre 2016-2019 e agora serve como um dos principais impulsionadores da aquisição de novos pacientes.
Aprenda a arte da aquisição de conteúdo
Marcas inteligentes estão comprando ativos de marca e canais de mídia de outras empresas para aumentar seu público e expandir suas ofertas de marca. (Joe usa os exemplos de Raspberry Pi comprando revistas de tecnologia e Arrow Electronics comprando o portfólio de mídia da UBM.)
Faça uma coisa grande
Você não pode fazer tudo de uma vez. Tenha sucesso no que você é bom, não force coisas que não estão funcionando e construa seu sucesso de forma incremental para, eventualmente, obter resultados maiores.
Assista:
A melhor estratégia de marketing em que ninguém está focando - Pat Flynn
Essa palestra de Pat Flynn é bem nova – de outubro de 2021 – mas já faz parte da nossa lista de todos os tempos porque se concentra em algo tão importante: criar um exército de defensores da marca a partir de sua base de clientes fiéis.
Como profissionais de
marketing de conteúdo, focamos tanto na aquisição de novos clientes que muitas vezes perdemos uma das maiores (e mais econômicas) maneiras de comercializar nossa marca: fazer com que nossos clientes façam isso por nós. Nas palavras de Pat, precisamos “criar superfãs” em nosso público ativo.
Como fazemos isso? A chave é através da construção da comunidade. Os consumidores de hoje confiam muito mais nas avaliações de colegas e em outros consumidores do que em qualquer mensagem direta da marca. Quando você cria uma comunidade de clientes fiéis que se sentem conectados não apenas à sua marca, mas também uns aos outros, é muito mais provável que eles façam coisas como falar sobre sua marca e compartilhá-la nas redes sociais.
Para realmente fazer isso acontecer, as marcas devem expandir sua estratégia para se concentrar em fazer com que os clientes atuais se sintam valorizados. Quando o fazem, eles não podem deixar de compartilhar sua ótima experiência.
Assista
Empatia: a conexão humana com o atendimento ao paciente
Clínica de Cleveland
Embora esta não seja uma palestra como o resto dos vídeos desta lista, achamos que merece um lugar aqui por causa de sua poderosa mensagem sobre empatia. A empatia, ou a capacidade de realmente ver e sentir da perspectiva de outra pessoa,
é uma parte essencial do marketing de conteúdo bem-sucedido.
As pessoas raramente procuram um produto ou serviço específico – elas procuram maneiras de resolver seus problemas. Marcas que olham para seus clientes não como um número, mas como pessoas e organizações com desafios, experiências e necessidades reais, encontram melhor conexão e, finalmente, maior ROI de marketing de conteúdo.
Neste vídeo, a Cleveland Clinic comunica a importância da empatia no atendimento ao paciente, mas os profissionais de marketing de conteúdo (e realmente todo ser humano) podem aprender e aplicar sua mensagem impactante.
Execute sua estratégia de conteúdo com confiança
Esperamos que esses vídeos de marketing de conteúdo tenham lhe dado muita inspiração! Se você está pronto para lançar uma estratégia matadora e conteúdo consistente e de alta qualidade, a equipe do Marketing Insider Group pode ajudar. Podemos fazer parceria com você para criar um calendário de conteúdo personalizado e nossos redatores podem entregar conteúdo pronto para publicação toda semana durante um ano (ou mais!).
Para saber mais, confira nosso serviço de
criação de Vídeo Marketing ou marque uma consulta rápida comigo!
Quer ajuda para gravar um Vídeo Marketing
Entre em contato por aqui
Grande abraço
Até o próximo artigo!
Fábio Coelho
Produtor de Vídeo Marketing