Para qualquer pessoa nova no mundo do curso online, escolher entre gravar o primeiro curso sozinho ou contratar uma produtora para um projeto novo pode ser bastante complicado. Acrescente isso ao fato de gravar um novo curso que nunca foi vendido (ou pelo menos nunca foi testado com alunos reais), pode ser difícil dizer a melhor forma de proceder. Para ajudá-lo a entender o cenário – e gerenciar orçamentos e expectativas – estou analisando as diferenças entre gravar o primeiro curso sozinho e contratar uma produtora especializada.
Vamos começar.
Os papéis de produção de filmes clássicos existem por um motivo. Em grande parte representativo do cinema tradicional, cada papel individual requer uma grande quantidade de treinamento especializado, experiência e conjuntos de habilidades - especialmente em grandes produções. Se você assistir a produção de um grande projeto comercial para televisão, ou para qualquer outra plataforma de mídia, provavelmente verá profissionais com funções individuais definidas na folha de chamada de uma produção, como: Produtor, Diretor, Diretor de Fotografia, Câmera, Engenheiro de Som, Gaffer, etc, …São normalmente equipes com mais de 10 pessoas no set de filmagem.
Para acontecer um projeto desta escala, você deve gastar de 200 mil á 600 mil reais por projeto, claro que essa faixa de valor é para pequenas produções, grandes produções chegam a custar milhões. E você não apenas precisa considerar as taxas diárias (muitas vezes taxas diárias), mas também deve seguir as diretrizes da indústria e do sindicato. Dito isto, você também pode esperar o mais alto nível de qualidade desse tipo de produção. Contratar papéis individuais geralmente significa trabalhar com alguns dos melhores especialistas do ramo, incluindo produtores e diretores com décadas de experiência.
Se você quer produzir seu primeiro curso online nessa escala, recomendo trabalhar com um produtor ou agente de produção que ajude você em todos os processos. Eles podem ajudá-lo com o orçamento e a contratação de todas as funções individuais em sua produção. Uma outra consideração: essas produções maiores e individualizadas geralmente têm os prazos de entrega mais longos. Certifique-se de levar em consideração o tempo para negociar contratos e coordenar meticulosamente a produção.
Em produções de cursos online, há muitos casos em que os membros da equipe assumem funções híbridas – ou várias funções ao mesmo tempo. Muitas vezes você verá isso com filmes independentes de projetos de paixão ou vídeos comerciais feitos em conjunto com pequenas empresas de produção. Embora os papéis possam ser divididos por departamentos, geralmente é mais um processo orgânico em que os indivíduos da equipe dividem as tarefas conforme necessário, são equipes normalmente de 2 a 5 pessoas no set.
Eles podem ter um ou dois membros principais, que por sua vez têm um punhado de funcionários regulares ou colaboradores freelance. Ao trabalhar com produtoras de cursos online, você deve esperar gastar entre 10 mil e 100 mil reais por projeto. Mas ao fazer isso, você também pode esperar um trabalho de alta qualidade executado para atender às suas necessidades. Você também pode esperar por um único ponto de contato, pode ser um gerente de projeto, que coordene com você em todas as partes da produção.
À medida que a indústria de vídeo digital continua a evoluir, a facilidade de gravar vídeo impulsiona alguns especialistas e professores a gravarem seus próprios cursos. Embora gravar sozinho possa ser a opção mais barata (às vezes gratuita), ela apresenta um alto índice de desistência no caminho. Apenas uma pessoa no set para gerenciar toda a produção compromete muito a qualidade do vídeo, sem contar a falta de experiência para resolver problemas de iluminação e de áudio do local da gravação.
Já escrevi um artigo aqui que pode ajudar na sua jornada de gravação:
=> Artigo: Cenário para gravar curso online, dicas, locais e iluminação
Isso também significa que você terá que prestar atenção no equipamento de gravação e no conteúdo do curso ao mesmo tempo, a qualidade do conteúdo fica muito comprometida se não tiver um bom trabalho de pós-produção.
Se você pretende encarar a gravação em solitário somente para testar uma ideia de curso, eu recomendo fortemente que você escreva todo o conteúdo do curso em texto e publique um ebook para ser vendido nas grandes plataformas.
Um ebook não precisa ter dinâmica de edição, técnicas de abertura e fechamento de assuntos e nem estar com o áudio 100% nítido sem interferências. O ebook só precisa ter todo o conteúdo escrito em uma ordem de leitura.
Quer ajuda para gravar seu curso?
Entre em contato por aqui
Grande abraço
Até o próximo artigo!
Fábio Coelho
Produtor de cursos online
O guia interativo “Estruturação de Curso Online” aborda tudo sobre como montar um curso online, oferecendo dicas valiosas, exemplos e exercícios práticos para transformar seu conhecimento em um curso online.
O guia foi pensado para instrutores, educadores e profissionais que desejam criar cursos online e estruturar experiências de aprendizado envolventes e eficazes.
A estruturação do seu curso será desmembrada abordando cada etapa, desde a definição de metas e objetivos claros e alcançáveis, a organização do conteúdo, os tempos das aulas até o planejamento da gravação. Além disso, também tem um cronograma de produção, que torna a criação do curso um processo mais eficiente. Proporcionando aos educadores as ferramentas necessárias para construir um excelente curso online.
Criação e produção TAG12
WhatsApp
11 97086.2793
2025©Todos os direitos reservados. TAG12 | Produtora de conteúdo audiovisual ltda