Todo profissional de marketing tem várias ferramentas poderosas em seu kit de ferramentas, mas a principal delas hoje em dia é o vídeo. Neste artigo, vamos entender por que o vídeo marketing é tão importante para o marketing da sua empresa e como ele pode ajudar a atrair novos compradores.
Antes de começarmos, eu gostaria de saber qual a sua desculpa por não estar produzindo vídeo marketing para sua empresa? Vou adivinhar a sua resposta: Falta de tempo, não sabe por onde começar ou acha muito caro.
Usando como base uma pesquisa que encontrei em um grande portal essas três resposta somadas equivalem a 49% das desculpas:
23% têm pouco tempo
16% não sabem por onde começar
10% acham muito caro
Meu chute é que a maioria das empresas que não está produzindo vídeos acreditam simplesmente que não precisam.
No entanto, o poder de persuasão do
video marketing está em alta. De 2017 a 2022, as visualizações de vídeos na internet aumentaram 1500%. De fato, os vídeos irão representar 82% do tráfego da Internet nos próximos anos.
Além disso, 55% dos compradores consomem conteúdos em vídeo para sua tomada de decisão.
É um vídeo estratégico focado em atrair um público específico, usando o planejamento de marketing, criação e distribuição como ferramentas para levar o público certo a tomar uma decisão, o famoso Call To Action.
Ao contrário do Vídeo Institucional, o vídeo marketing começa a ser criado pelo fim, ou melhor, pela ação que você espera do seu cliente. Vamos discutir alguns objetivos de vídeo marketing mais adiante.
Uma pesquisa da
HubSpot confirma isso. Ele revela que os vídeos promocionais de produtos, vídeos de histórias de marcas e demonstrações de produtos são os tipos de vídeo que mais atraem visualizações.
No entanto, não se sinta obrigado a produzir demonstrações de produtos ou contar histórias. Em vez disso, ache uma estratégia que sirva para que sua empresa aproveite todo o potencial que um vídeo na internet pode trazer.
As opções para vídeo marketing podem parecer infinitas. Se você não sabe por onde começar, pode usar esse pequeno guia para publicar sua primeira campanha em vídeos.
1. Histórias de clientes ou depoimentos em vídeo
Alguns dos melhores video marketing vem de seus clientes. Histórias de clientes e depoimentos em vídeo trazem a prova social que sua empresa precisa, que é psicologicamente comprovada para convencer as pessoas a escolherem sua empresa.
Mais de 50% dos clientes consideram “pessoas comuns” como a fonte de informação de produto mais confiável. Felizmente, o vídeo do cliente traz depoimentos e histórias de pessoas como seus espectadores, o que ajuda você a convertê-los.
2. Vídeos de revisão de produtos
Os vídeos de revisão de produtos são uma maneira fácil de mostrar ao seu cliente em potencial o que você oferece e por que isso é relevante para ele. Apenas lembre-se de que as avaliações têm mais poder quando combinadas com influenciadores, criadores e membros de sua comunidade (se você tiver uma) que podem adicionar seus próprios comentários e contexto adicional.
Por exemplo, você pode colaborar com criadores em seu campo – pedindo que gravem um vídeo mostrando como eles usam sua ferramenta em seu fluxo de trabalho. Ou peça que eles eduquem seu público sobre os muitos recursos/benefícios do seu produto.
Da mesma forma, ofereça sua ferramenta gratuitamente a um influenciador em troca de uma avaliação honesta em formato de vídeo ou um vídeo de história ao vivo nas redes sociais.
Esse tipo de vídeo marketing não apenas aumenta o reconhecimento da sua marca, mas também o expõe a novos públicos.
3. Vídeos promocionais
De um novo vídeo promocional de revelação de recurso a um vídeo teaser para o evento que você está organizando, esses vídeos vêm em várias formas e tamanhos.
Veja o SEMrush, por exemplo. Eles usaram vídeos para animar os profissionais de marketing a participar de seu bate-papo semanal no Twitter.
Da mesma forma, use o vídeo para criar hype em torno do novo e-book, postagem de blog detalhada ou relatório de pesquisa que você publicará.
4. Vídeo Talk
O Vídeo Talk é uma ótima maneira de atrair novos clientes, apresentar um produto futuro ou criar autoridade como líder de pensamento em um setor específico. Portanto, uma boa maneira de criar conteúdos semanais ou sazonais é investir na criação de vídeo talk.
Lembre-se, porém, que a chave para o sucesso do vídeo talk se resume a:
Escolher um tópico super relevante para seu público alvo
O canal rei do vídeo talk é o
TED
5. Vídeos de SEO
Milhões de pesquisas são realizadas nos mecanismos de busca, com certeza sua empresa pode responder muitas delas com vídeos otimizados para as pesquisas das pessoas.
Basicamente o seu público irá pesquisar sobre uma dúvida na internet e o seu vídeo será mostrado como uma resposta. Tenho um exemplo bem prático desse tipo de vídeo.
Uma pesquisa recorrente na internet é “ Qual a melhor panela de pressão?”
Criamos um vídeo que responde essa pergunta:
Quer outra ideia? Crie uma série de entrevistas com especialistas para incrementar o conteúdo educacional que você está criando e aproveite também o público dos especialistas.
Bônus: Certifique-se de usar algumas práticas recomendadas de SEO de vídeo, como usar suas palavras-chave de destino em seu título, meta descrição e transcrição, além de dividir o conteúdo do vídeo.
6. Anúncios em vídeo
Os anúncios em vídeo são uma excelente maneira de chamar a atenção do seu público diretamente.
Eles não apenas atraem a atenção, mas também incentivam a ação direta do seu público, obtendo 10 vezes mais engajamento. A melhor parte? Você não precisa dedicar uma quantia substancial à produção de anúncios em vídeo. Você pode aproveitar qualquer produção que sua empresa tenha feito, editar novamente no formato de anúncio.
7. Demonstração de produto
A melhor maneira de comercializar seu produto é mostrá-lo em ação – algo em vídeo pode ajudá-lo a fazer muitas vendas de um produto ou serviço.
Você sempre pode criar uma demonstração completa do produto para apresentar em sua página inicial ou compartilhá-la como garantia de vendas com sua equipe de vendas.
8. Publique permanentemente seus vídeos ao vivo
Não deixe seus eventos virtuais ou vídeos ao vivo acabarem no mesmo dia. Reutilize o conteúdo existente para sua estratégia de vídeo talk.
Tem perguntas que seu público-alvo faz com frequência – sejam relacionadas ao seu produto ou setor? Responda-os usando o vídeo. Mas certifique-se de distribuir amplamente esse conteúdo para sempre.
9. Vídeos ao vivo
Sejam webinars ao vivo ou transmissão ao vivo nas mídias sociais, os vídeos ao vivo ajudam a construir uma comunidade bem unida em pouco tempo.
Somente no LinkedIn, as marcas que utilizam a transmissão ao vivo veem 7 vezes mais reações e 24 vezes mais comentários do que as que compartilham vídeos publicados. Mas você não precisa se esforçar para escolher entre quais canais sociais transmitir ao vivo. Em vez disso, transmita ao vivo em vários canais ao mesmo tempo.
10. Videos de Integração do cliente
97% das empresas percebem a importância da integração do usuário para o crescimento de um produto. Felizmente, vídeos curtos e diretos podem facilitar a integração, orientando novos usuários em cada etapa do caminho.
Na verdade, você também pode criar vídeos explicando como usar recursos avançados para reter e oferecer mais valor aos usuários comuns.
11. Vídeos dos bastidores (BTS)
Esse tipo de vídeo marketing é obrigatório para mostrar o lado humano do seu negócio. E também não dão muito trabalho. Por quê? Porque é somente quando você se concentra na autenticidade (a chave para o sucesso com o vídeo do BTS) que você pode capturar momentos da equipe da vida real.
Sua empresa pode compartilhar o boletim informativo, uma operação interna ou uma demonstração do serviço em seus canais sociais para a sua comunidade.
12. Vídeos Institucionais
Os vídeos institucionais são essenciais para mostrar sua cultura que, por sua vez, ajuda a conquistar a confiança do seu público e atrair novos talentos para o seu negócio.
Quer um exemplo de ideia de vídeo de marca? Crie um vídeo de revisão de um ano ou um vídeo de “X anos do seu negócio”.
Separei aqui um lindo vídeo institucional da Bosch que eu gostaria de ter produzido
13. Manual de produto em vídeo
Por que não transformar o manual do produto impresso em pequenos vídeos que podem ser encontrados facilmente na internet em uma busca.
Poucas empresas estão explorando essa oportunidade, acredito que a obrigação de ter que imprimir um manual físico e colocar junto ao produto, desestimula a criação do manual em vídeo.
Já escrevi um artigo sobre esse tema aqui:
Manual de produto em video e a nova tendencia das empresas
14. Vídeo Tutorial
Outra ideia útil do vídeo marketing é criar pequenos vídeos de instruções que conduzam seu público-alvo por recursos ou soluções específicas. Compartilhe-os em suas postagens de blog lideradas por produtos quando falar sobre recursos específicos.
E quando você tiver uma biblioteca desses vídeos de instruções pronta, adicione-os à sua base de conhecimento e compartilhe os vídeos com a equipe de suporte ao cliente. Você também pode redirecionar esses vídeos compartilhando-os nas mídias sociais e como vídeo em sua campanha de marketing por e-mail .
15. Vídeos explicativos
Compartilhar dicas, listas ou etapas como parte de seu conteúdo educacional no topo do funil para aumentar a conscientização? Vídeos explicativos são o meio perfeito para isso.
A produção do vídeo explicativo é rápida e qualquer empresa pode ter, acredito que qualquer serviço, por mais simples que seja, pode ter um vídeo explicativo de como será realizado no cliente.
16. Vídeo Nugget ou Teaser
É muito útil criar pequenos trailers, ou nuggets, do conteúdo principal da sua empresa para serem publicados nas mídias sociais usando abordagens diferentes. É uma ótima forma de atrair espectadores para o seu vídeo principal.
Dica profissional: certifique-se de não apenas postar pequenos vídeos aleatórios, escolha um conteúdo que promova um envolvimento social.
17. Vídeo de conteúdo
E, por fim, você pode transformar todo e qualquer conteúdo produzido e divulgado pela sua empresa em um vídeo de conteúdo.
Então, quais são os conteúdos que podem ser transformados em vídeo?
Postagens do blog ➡ Vídeos educativos
Podcasts ➡ Vídeos de entrevistas com especialistas
Transmissões ao vivo ➡ Vídeo editado da transmissão
Respostas de bate-papo do Twitter ➡ Vídeos de dicas rápidas
Estudos de caso em texto ➡ Vídeos depoimento
Dicas do evento ➡ Vídeos de recapitulação do evento
Reclamação do Cliente ➡ Vídeo Explicativo ou Manual em vídeo
Quer ajuda para gravar seu vídeo marketing?
Entre em contato por aqui
Grande abraço
Até o próximo artigo!
Fábio Coelho
Criador de projetos audiovisuais
O guia interativo “Estruturação de Curso Online” aborda tudo sobre como montar um curso online, oferecendo dicas valiosas, exemplos e exercícios práticos para transformar seu conhecimento em um curso online.
O guia foi pensado para instrutores, educadores e profissionais que desejam criar cursos online e estruturar experiências de aprendizado envolventes e eficazes.
A estruturação do seu curso será desmembrada abordando cada etapa, desde a definição de metas e objetivos claros e alcançáveis, a organização do conteúdo, os tempos das aulas até o planejamento da gravação. Além disso, também tem um cronograma de produção, que torna a criação do curso um processo mais eficiente. Proporcionando aos educadores as ferramentas necessárias para construir um excelente curso online.
Criação e produção TAG12
WhatsApp
11 97086.2793
2025©Todos os direitos reservados. TAG12 | Produtora de conteúdo audiovisual ltda