Vamos para a prática!
Visão geral da estratégia que iremos montar a seguir
Na teoria é muito simples, basicamente Iremos criar uma apresentação da sua escola ou imersão em vídeo e apresentar para o maior número de pessoas. Vamos criar digitalmente o que o seu vendedor faz na frente do possível aluno.
Eu chamo essa estratégia de Funil de Marketing
Para montar esse funil iremos precisar:
1 - Criar o ambiente digital da escola ou do curso
2 - Criar uma "COPY", ou uma carta de vendas
3 - Gravar a Copy em vídeo
4 - Criar as iscas digitais
5 - Divulgar na internet
Se não entendeu algum dos termos acima não se preocupe, vou explicar cada um deles em detalhe.
1 - Vamos criar ou ativar o ambiente digital da escola
Ambiente digital é todo e qualquer local na internet onde a escola apareça para as pessoas, pode ser o próprio site da escola, FaceBook, Instagram, Linkedin, YouTube, Google, etc...
Para construir o funil de marketing vamos escolher a rede mais populosa para criar raiz, pode ser qualquer uma delas, só temos que escolher qual delas tem a maior concentração de possíveis alunos.
ex: Se quer falar com executivos, escolha o LinkedIn. Para falar com adolescentes escolha o Instagram, e assim vai, cada rede tem o perfil de usuário diferente e a forma de comunicar diferente.
Se você já escolheu sua principal rede podemos seguir para o ponto mais importante do funil. Vamos criar uma COPY matadora.
2 - Criar uma COPY que realmente vende
COPY = Carta de Vendas = Apresentação de Vendas
Eu aconselho você a gastar todo tempo do mundo para criar a COPY perfeita antes de fazer qualquer outra coisa, por um simples motivo. Se a Copy não vende todo dinheiro de divulgação irá para o ralo.
Bora trabalhar no coração do Funil, a COPY.
Basicamente a estrutura da COPY Perfeita precisa ter:
Problema
Causa
Solução
Oferta
Vamos começar a COPY apresentando um problema que o seu alunos está enfrentando hoje e a causa deste problema. Em seguida uma solução oferecida pela sua escola e por final a oferta.
Você pode preencher o briefing de acordo com o objetivo da sua escola e o tipo de público que mais funciona no seu método.
Vou preencher o Briefing com base na COPY:
Público:
Pessoas que compraram curso online
Problema:
Não conseguiram aprender a língua sozinhas
Causa:
Falta de organização, persistência e motivação
Solução:
Meu método presencial
Oferta:
Um plano de garantia
Gravei essa Copy em vídeo caso você fique curioso para assistir:
Aqui está o link:
Se você quer escrever COPYs para a sua escola, a partir de hoje você tem a obrigação de procurar e assistir todos os vídeos de vendas de cursos online que puder encontrar. Vai ver muitos exemplos ótimos de apresentações do método e oferta.
Dica extra:
Para ter sucesso na COPY você tem que deixar claro COMO o aluno vai aprender inglês. Ninguém quer perder tempo, todos querem resultados.
3 - Criar as iscas digitais e distribuir nas redes sociais
O que é Isca Digital?
Isso mesmo que está pensando, para pegar um peixe você precisa de uma isca. Para pescar um cliente na internet você também precisa de uma isca.
Existem muitas formas de iscas digitais, vídeos, vídeos de dicas, podcasts, anúncios, artigos em blogs, ebooks, etc...
O objetivo principal da isca é fazer o seu aluno chegar na COPY da sua escola.
Você não precisa criar todas as iscas para atrair o seu aluno, precisa apenas de 1.
Pensando no Briefing que preenchemos acima, vamos criar uma isca para o FaceBook.
Exemplo:
Mesmo público
Objetivo:
Levar a pessoa para assistir a COPY da escola
Vídeo de 1 minuto: Roda no FaceBook e Instagram
Título:
Ainda tem gente tentando aprender inglês assistindo Friends!
Roteiro:
O curso online vende que você pode aprender inglês apenas assistindo séries no Netflix. Você até pode aprender algumas palavras assistindo a mesma série inúmeras vezes. Mas, existe um detalhe fundamental que precisa ser levado em conta. Para aprender outra língua é preciso trocar, o diálogo e uma troca de palavras. Você fala a outra pessoa responde. Por esse simples motivo, você dificilmente vai aprender inglês sozinho.
Se você já tentou aprender inglês sozinho e não conseguiu sair do lugar, eu tenho um presente que pode ajudar você dar um salto de aprendizado em poucas semanas. Aqui está um link de uma pequena palestra. Como aprender inglês no meio de pessoas que falam português?
Te vejo na palestra! Grande abraço!
Dica Extra:
Usar grandes marcas como Friends, Netflix, etc... chama muita atenção das pessoas.
4 - Gravar tudo em vídeo e publicar!
É fundamental que você aprenda a gravar os vídeos usando o seu laptop ou o próprio smartphone. Vídeo é a forma mais eficiente de passar uma mensagem com total retenção da atenção das pessoas.
Esse é o passo que assusta a grande maioria dos empresários, mas fique tranquilo que é tudo muito simples. E você pode ter certeza, se deixar o medo de lado e gravar os vídeos você terá uma forte interminável para atrair alunos.
Não vou detalhar como gravar os vídeos aqui simplesmente porque o Youtube tem milhões de tutoriais gratuitos de como fazer qualquer coisa em vídeo.
5 - Acabando com a equipe de vendas
Sua escola não precisa de uma equipe de vendas, só precisa de um funil de marketing.
Esta afirmação pode parecer um pouco pesada, mas quando você acertar a mão no primeiro funil de marketing, nunca mais vai depender de um vendedor externo. Vai precisar apenas do tirador de pedidos.
Criar um Funil de Marketing pode parecer incrivelmente simples, mas na verdade vai precisar de toda a sua dedicação. Escreva o maior número de copys que conseguir e o maior número de iscas digitais.
Espero profundamente que você coloque essa estratégia pra funcionar na sua escola.
Sua Escola Física de inglês é a bola da vez! Aproveite e divulgue!
Se precisar da minha ajuda pessoal para implementar um Funil de Marketing na sua escola não deixe de entrar em contato.
Terei o maior prazer em ajudar você a atrair novos alunos todos os dias!
Grande abraço
Até o próximo artigo!
Fábio Coelho
Especialista em Marketing Online