Como atrair novos alunos para sua Escola de Inglês?

fabio coelho • 22 de janeiro de 2020

Atrair novos alunos não deveria ser um problema para as escolas de idiomas. O público que procura por escolas de inglês na internet não para de crescer.

Infelizmente usar a internet para atrair novos alunos não é uma tarefa tão simples e intuitiva! Meu objetivo aqui é ajudar você a montar uma estratégia capaz de atrair novos alunos todos os dias.

Fiz uma rápida pesquisa no Google Trends para saber como estão as buscas por Escolas e Cursos de Inglês Online, 2 pontos me chamaram a atenção:

1 - O grande volume de pesquisas por Escolas de Inglês que acontece frequentemente no começo de todos os anos. Isso prova que a maioria das pessoas procuram por Escolas de Inglês logo após o Réveillon. Isso não deve ser novidade para você que tem uma escola.

2 - O segundo fato que chamou minha atenção, foi a decrescente nas buscas por Curso de Inglês Online nos últimos 2 anos. Minha tese é a seguinte: Pessoas que compraram algum curso de inglês online estão pesquisando por escolas físicas no Google. 

É só um palpite, mas eu apostaria minhas fichas nas escolas presenciais e imersões nos próximos anos....

ou

Os cursos online de inglês são tão agressivos no marketing que nem dá tempo da pessoa procurar por curso online no Google...

Vamos para a prática!

Visão geral da estratégia que iremos montar a seguir


Na teoria é muito simples, basicamente Iremos criar uma apresentação da sua escola ou imersão em vídeo e apresentar para o maior número de pessoas. Vamos criar digitalmente o que o seu vendedor faz na frente do possível aluno.

Eu chamo essa estratégia de Funil de Marketing 

Para montar esse funil iremos precisar:

1 - Criar o ambiente digital da escola ou do curso
2 - Criar uma "COPY", ou uma carta de vendas
3 - Gravar a Copy em vídeo
4 - Criar as iscas digitais
5 - Divulgar na internet

Se não entendeu algum dos termos acima não se preocupe, vou explicar cada um deles em detalhe.


1 - Vamos criar ou ativar o ambiente digital da escola

Ambiente digital é todo e qualquer local na internet onde a escola apareça para as pessoas, pode ser o próprio site da escola, FaceBook,  Instagram, Linkedin, YouTube, Google, etc...

Para construir o funil de marketing vamos escolher a rede mais populosa para criar raiz, pode ser qualquer uma delas, só temos que escolher qual delas tem a maior concentração de possíveis alunos.

ex: Se quer falar com executivos, escolha o LinkedIn. Para falar com adolescentes escolha o Instagram, e assim vai, cada rede tem o perfil de usuário diferente e a forma de comunicar diferente.

Se você já escolheu sua principal rede podemos seguir para o ponto mais importante do funil. Vamos criar uma COPY matadora.


2 - Criar uma COPY que realmente vende

COPY = Carta de Vendas = Apresentação de Vendas

Eu aconselho você a gastar todo tempo do mundo para criar a COPY perfeita antes de fazer qualquer outra coisa, por um simples motivo. Se a Copy não vende todo dinheiro de divulgação irá para o ralo.

Bora trabalhar no coração do Funil, a COPY.

Basicamente a estrutura da COPY Perfeita precisa ter:

Problema
Causa
Solução
Oferta

Vamos começar a COPY apresentando um problema que o seu alunos está enfrentando hoje e a causa deste problema. Em seguida uma solução oferecida pela sua escola e por final a oferta.

Você pode preencher o briefing de acordo com o objetivo da sua escola e o tipo de público que mais funciona no seu método. 

Vou preencher o Briefing com base na COPY: 

Público: Pessoas que compraram curso online 

Problema: Não conseguiram aprender a língua sozinhas
Causa: Falta de organização, persistência e motivação
Solução: Meu método presencial
Oferta: Um plano de garantia 

Gravei essa Copy em vídeo caso você fique curioso para assistir:
Aqui está o link:


Se você quer escrever COPYs para a sua escola, a partir de hoje você tem a obrigação de procurar e assistir todos os vídeos de vendas de cursos online que puder encontrar. Vai ver muitos exemplos ótimos de apresentações do método e oferta.

Dica extra:
Para ter sucesso na COPY você tem que deixar claro COMO o aluno vai aprender inglês. Ninguém quer perder tempo, todos querem resultados.


3 - Criar as iscas digitais e distribuir nas redes sociais

O que é Isca Digital? Isso mesmo que está pensando, para pegar um peixe você precisa de uma isca. Para pescar um cliente na internet você também precisa de uma isca. 

Existem muitas formas de iscas digitais, vídeos, vídeos de dicas, podcasts, anúncios, artigos em blogs, ebooks, etc...

O objetivo principal da isca é fazer o seu aluno chegar na COPY da sua escola.

Você não precisa criar todas as iscas para atrair o seu aluno, precisa apenas de 1.

Pensando no Briefing que preenchemos acima, vamos criar uma isca para o FaceBook.

Exemplo: Mesmo público
Objetivo: Levar a pessoa para assistir a COPY da escola

Vídeo de 1 minuto: Roda no FaceBook e Instagram

Título: Ainda tem gente tentando aprender inglês assistindo Friends! 
Roteiro: O curso online vende que você pode aprender inglês apenas assistindo séries no Netflix. Você até pode aprender algumas palavras assistindo a mesma série inúmeras vezes. Mas, existe um detalhe fundamental que precisa ser levado em conta. Para aprender outra língua é preciso trocar, o diálogo e uma troca de palavras. Você fala a outra pessoa responde. Por esse simples motivo, você dificilmente vai aprender inglês sozinho.
Se você já tentou aprender inglês sozinho e não conseguiu sair do lugar, eu tenho um presente que pode ajudar você dar um salto de aprendizado em poucas semanas. Aqui está um link de uma pequena palestra. Como aprender inglês no meio de pessoas que falam português?
Te vejo na palestra! Grande abraço!

Dica Extra:
Usar grandes marcas como Friends, Netflix, etc... chama muita atenção das pessoas.


4 - Gravar tudo em vídeo e publicar!

É fundamental que você aprenda a gravar os vídeos usando o seu laptop ou o próprio smartphone. Vídeo é a forma mais eficiente de passar uma mensagem com total retenção da atenção das pessoas.

Esse é o passo que assusta a grande maioria dos empresários, mas fique tranquilo que é tudo muito simples. E você pode ter certeza, se deixar o medo de lado e gravar os vídeos você terá uma forte interminável para atrair alunos. 

Não vou detalhar como gravar os vídeos aqui simplesmente porque o Youtube tem milhões de tutoriais gratuitos de como fazer qualquer coisa em vídeo.


5 - Acabando com a equipe de vendas

Sua escola não precisa de uma equipe de vendas, só precisa de um funil de marketing. 

Esta afirmação pode parecer um pouco pesada, mas quando você acertar a mão no primeiro funil de marketing, nunca mais vai depender de um vendedor externo. Vai precisar apenas do tirador de pedidos.

Criar um Funil de Marketing pode parecer incrivelmente simples, mas na verdade vai precisar de toda a sua dedicação. Escreva o maior número de copys que conseguir e o maior número de iscas digitais.

Espero profundamente que você coloque essa estratégia pra funcionar na sua escola.


Sua Escola Física de inglês é a bola da vez! Aproveite e divulgue!


Se precisar da minha ajuda pessoal para implementar um Funil de Marketing na sua escola não deixe de entrar em contato.

Terei o maior prazer em ajudar você a atrair novos alunos todos os dias

Grande abraço 

Até o próximo artigo!

Fábio Coelho
Especialista em Marketing Online

E-book:
Escreva um Curta-metragem em 7 dias!

Você já imaginou escrever seu próprio curta-metragem, mas não sabe por onde começar? Com este eBook, você vai aprender, de forma simples e prática, como transformar suas ideias em um roteiro profissional em apenas 7 dias!

E-book: Estruturando

Cursos Online

Guia passo a passo para estruturar cursos online envolventes e eficazes

O guia interativo “Estruturação de Curso Online” aborda tudo sobre como montar um curso online, oferecendo dicas valiosas, exemplos e exercícios práticos para transformar seu conhecimento em um curso online.


O guia foi pensado para instrutores, educadores e profissionais que desejam criar cursos online e estruturar experiências de aprendizado envolventes e eficazes.

Criação e produção TAG12

Por Fábio Coelho 8 de abril de 2025
Um vídeo institucional bem produzido é uma das formas mais eficazes de comunicar os valores, missão e diferenciais da sua empresa. Mas, afinal, quanto custa produzir um vídeo institucional profissional?
Livros Essenciais para Escrever Roteiros
Por Fábio Coelho 27 de fevereiro de 2025
Quer aprender a escrever roteiros para cinema e TV? Selecionamos 4 livros essenciais que ensinam desde estrutura narrativa até técnicas avançadas de storytelling. Leia a análise de cada um e descubra qual combina mais com o seu estilo de escrita!
A man with a beard is sitting in a chair in front of a camera.
Por Fábio Coelho 25 de fevereiro de 2025
Aprenda as melhores técnicas, equipamentos e configurações para produzir vídeos de treinamento didáticos, envolventes e com qualidade profissional.
A yellow forklift is parked in front of a wall that says premolate
Por Fábio Coelho 20 de fevereiro de 2025
Descubra como o vídeo marketing pode impulsionar sua empresa! Aprenda as melhores estratégias para criar, produzir e divulgar vídeos de alto impacto, alcançando mais clientes e aumentando suas vendas online. 🚀
A man and a woman are sitting at a table with a bottle of sauvignon blanc.
Por Fábio Coelho 18 de fevereiro de 2025
Curso gravado ou ao vivo? Entenda as diferenças, vantagens e desvantagens de cada formato e escolha o melhor para criar seu curso online de sucesso!
A person is using a laptop computer on a wooden desk.
Por Fábio Coelho 14 de fevereiro de 2025
Estruturar um curso online exige planejamento, organização e boas estratégias de marketing. Confira nosso artigo e aprenda a criar um curso online do zero de forma profissional e escalável.
MAIS POSTAGENS