Redesign de Embalagem
pode fazer milagres até para o mais simples e comum produto do mundo, o arroz. Faz muito tempo que não vejo um projeto de redesign de embalagem tão fantástico como esse.
Explicar Redesign de Embalagem ficou muito mais fácil, graças ao estúdio de design Backbone na Armênia. Achei uma das soluções mais inspiradoras e incríveis que ja vi para um produto comum.
Se você acha que não dá para ser diferente no seu mercado: Segura essa!!!!!
O arroz é um grão sagrado global - faz parte de quase todas as cozinhas e pode ser encontrado em qualquer lugar que você vá.
Como ser diferente se todo mundo vende o mesmo produto?
Redesign de Embalagem é a única estratégia de marketing que age diretamente no momento que o consumidor está escolhendo o produto na prateleira. O redesign de embalagem tem duas funções, colocar seu produto como sendo NOVO e também chamar a atenção do consumidor para algo que ele nunca viu.
Fiquei muito impressionado em como essa embalagem conseguiu fazer um produto universal se tornar tão diferente do resto.
Qual foi o conceito usado no redesign da embalagem?
O novo design minimalista tenta ser familiar e lembrar as pessoas por trás da colheita do arroz. A nova embalagem usa linhas para mostrar as diferentes emoções dos trabalhadores durante o processo - os rostos irradiam confiança, orgulho, satisfação, empatia e até cansaço.
Esse espectro de sentimentos é algo com o qual todos podemos nos relacionar e preenche a lacuna entre o consumidor e o agricultor; gera um momento de respeito quando você vê a sacola de arroz e reconhece a pessoa responsável por ela.
O que tem de tão especial na nova embalagem?
Passando da forma para a função, as sacolas foram projetadas para dois tipos de arroz - sacola pequena para grãos pequenos e sacola alta para grãos longos. O material usado na embalagem é 100% sustentável, o arroz é contido em um pano de saco de alta densidade coberto com uma tampa de papelão na forma do chapéu tradicional de um fazendeiro asiático.
Para tornar o design mais funcional, o chapéu interno do cone é marcado com medições de copo de arroz. A bela caligrafia asiática e o visual simples representam a herança deste grão humilde.
Qual o valor do investimento?
Neste projeto o maior investimento com certeza foi do estúdio de design, da pesquisa até a concepção final.
Não conheço os bastidores do projeto, mas sem dúvida nenhuma o estúdio deve ter feito o orçamento antes de começar o projeto. Sorte da empresa que contratou o serviço!
Quanto de retorno (ROI) essa embalagem pode trazer em vendas?
Esse é o típico investimento mínimo que pode mudar a sua empresa de patamar em poucos meses. Não é difícil imaginar essa embalagem invadindo as redes sociais e vários outros canais de conteúdos.
E você, já colocou o Redesing de Embalagem
no radar das suas ações de Marketing?
Qual é a sua verba ANUAL de Marketing? E a MENSAL?
Se você não sabe responder de imediato essa pergunta, eu criei uma apresentação que pode ajudar você e a sua empresa.
Espero que tenha gostado e entendido o que é Redesign de Embalagem.
Se ficou alguma dúvida terei o maior prazer em ajudar!
Grande abraço
Até o próximo artigo!
Fábio Coelho
Especialista em Marketing