A necessidade de calcular em horas um curso on-line vêm de exigências legais em cursos credenciados pelo governo e, consequentemente, de instituições de ensino e seus projetos pedagógicos.
Calcular a duração de um curso on-line depende de variáveis como, por exemplo, o volume de informações do curso, o tipos de mídias que serão disponibilizadas, entre outros. Não há um padrão universal , nem um cálculo específico . Cada curso tem suas particularidades.
Cursos livres não são avaliados por órgãos reguladores , mas também precisam definir uma carga horária para adequar suas propostas de ensino e informar a seus alunos quantas horas de dedicação precisarão ter para completar o curso.
Esse tema exige uma série de considerações, por isso, vamos as situações mais simples que permitem o cálculo preciso de carga horária.
Antes de começar, gostaria de deixar uma dica para o marketing do seu curso on-line:
Se está planejando produzir um curso on-line, uma boa referência está no livro: Fora de série - Outliers , o famoso 10.000 horas . Tem muitos insights e quebra de mitos que podem ajudar nos argumentos do Marketing do seu curso on-line .
O conceito deste livro é que qualquer pessoa que colocar pelo menos 10 mil horas de esforço – ou ainda, 8 horas por dia, todos os dias por 4 anos – irá ficar excelente em alguma coisa. O seu curso on-line pode facilmente fazer parte das 10mil horas de alguém!
#Fica a dica
Vamos a contagem de tempo dos cursos on-line
As atividades síncronas são: vídeos, áudios, webinários, videoconferências, áudio conferências e conferências por texto e ao vivo (chats).
Nesses casos, dos cursos on-line 100% com atividades síncronas, basta somar o tempo de cada aula, de cada encontro ao vivo, ou sessão on-line e teremos a carga horária total com precisão de minutos.
Atividades assíncronas são as leituras, trabalhos dos alunos, pesquisas na web, discussões em grupo, exercícios de fixação, etc. Qualquer carga horária indicada para um curso online com atividades assíncronas é, na melhor das hipóteses, uma estimativa ou média do tempo dedicado pelos participantes.
Cada aluno estuda no seu próprio ritmo, isso torna quase impossível afirmar que uma carga horária específica se aplica a todos os alunos. Quanto mais assíncronas forem as atividades de um curso, mais difícil será fazer as estimativas, pois maior será a variação do tempo que cada aprendiz precisa.
Um curso anunciado com 20 horas pode exigir, na realidade, 40 ou até 90 horas de estudo dos alunos.
Qualquer regra para definir a carga horária de um curso assíncrono é um mero chute.
O método mais simples para estimar um curso online assíncrono é, somar o tempos total dos áudios e vídeos, calcular uma média de 2 minutos de leitura por página e chutar o tempo que cada aluno vai passar no grupo ou forum.
Exemplo:
Seu curso on-line é síncrono e assíncrono e está dividido em 10 vídeos, textos em pdf (e-books), referências em blogs, tem um fórum ou grupo fechado, exercícios e atividades de conclusão:
Como calcular a carga horária?
Você planejou seu curso online para ser consumido em 5 semanas:
10 videos = 345 minutos
2 ebooks = 43 páginas x 2 min = 86 minutos
5 artigos de 1500 palavras = 50 minutos (Um leitor comum lê, em média, 150 palavras por minuto)
Participação no Fórum = 300 minutos (Você estima que o aluno vai passar pelo menos 1 hora por semana)
5 exercícios de 30 minutos = 150 minutos
Atividade de Conclusão = 720 minutos (Seu alunos vai demorar em média 12 horas para fazer a atividade)
A carga horária total do seu curso será de 28 horas (1651 minutos).
Quer ajuda para produzir seu curso on-line ead?
Faça o orçamento agora mesmo.
A não regulamentação dos cursos livres é algo excelente para todo mundo, e deve ser ainda mais valorizado, infelizmente abre espaço para aqueles que exploram essas brechas, essa prática descontrolada compromete a percepção da qualidade dos cursos on-line.
Não é difícil encontrar cursos on-line que indicam, por exemplo, 100 horas de estudos em cursos compostos apenas por atividades de leitura e avaliações de múltipla escolha.
E existem ainda sites que cobram valores diferentes para a inscrição no mesmo curso, conforme a carga horária que virá indicada no certificado.
Isso nos leva a uma reflexão.
Do ponto de vista legal, a carga horária é relevante para fins de avaliação, mas essa não é uma medida de aprendizagem, tão pouco da qualidade do curso. Há cursos longos que ensinam pouco e há muitos cursos pequenos que fazem toda a diferença.
Muitas pessoas acreditam que uma grande carga horária de um curso on-line é a prova da qualidade do curso.
Pessoalmente eu acredito que um marketing bem feito é capaz de tirar totalmente a atenção do aluno pelo tempo de duração do curso. Ele estará mais preocupado se o curso vai realmente entregar o prometido do que pelo tempo do curso.
Mais importante que a carga horária é o aproveitamento e a entrega que um curso on-line pode oferecer, e a mais alta prova de qualidade, são os depoimentos de quem já participou do curso. O depoimento é uma prova inquestionável .
Se os objetivos do aluno forem atendido em um curso de 20h, porque estender o curso para 120 horas? Usar uma grande carga horária como argumento realmente vale a pena?
A quantidade de dias que 20 horas de curso ocuparão depende de quantas horas por dia que seu aluno planeja dedicar ao curso. Aqui estão algumas possibilidades comuns:
4 horas por dia: Levaria 5 dias.
5 horas por dia: Levaria 4 dias.
8 horas por dia: Levaria 2,5 dias.
Gravar 20 horas de aula pode levar um tempo consideravelmente maior do que as 20 horas de conteúdo final, pois é necessário levar em conta vários fatores de produção, como:
Preparação e Planejamento: Tempo para roteirização, preparação de materiais e organização do set.
Gravação: Gravar 20 horas de conteúdo final geralmente requer mais tempo devido a pausas, erros, repetições, ajustes de câmeras, iluminação e som. A relação pode variar, mas é comum que para cada 1 hora de conteúdo final, sejam necessárias 2 a 4 horas de gravação. Portanto, para 20 horas de conteúdo, pode-se estimar entre 40 e 80 horas de gravação.
Pós-produção: Inclui edição, revisão, correção de áudio e vídeo, inserção de gráficos e legendas, o que também consome tempo adicional.
Em resumo, para gravar 20 horas de aula, pode-se levar de 40 a 80 horas de gravação, dependendo da complexidade do conteúdo e do nível de preparação e organização da equipe. Além disso, tem o tempo necessário para a pós-produção.
Grande abraço
Até o próximo vídeo!
Fábio Coelho
Diretor e Produtor Audiovisual
O guia interativo “Estruturação de Curso Online” aborda tudo sobre como montar um curso online, oferecendo dicas valiosas, exemplos e exercícios práticos para transformar seu conhecimento em um curso online.
O guia foi pensado para instrutores, educadores e profissionais que desejam criar cursos online e estruturar experiências de aprendizado envolventes e eficazes.
A estruturação do seu curso será desmembrada abordando cada etapa, desde a definição de metas e objetivos claros e alcançáveis, a organização do conteúdo, os tempos das aulas até o planejamento da gravação. Além disso, também tem um cronograma de produção, que torna a criação do curso um processo mais eficiente. Proporcionando aos educadores as ferramentas necessárias para construir um excelente curso online.
Criação e produção TAG12
WhatsApp
11 97086.2793
2025©Todos os direitos reservados. TAG12 | Produtora de conteúdo audiovisual ltda