A melhor forma de compartilhar seu conhecimento com o mundo é criar produzir e publicar um curso online único e exclusivo. Ao ensinar suas habilidades em um curso on-line, você não deixará dúvidas de que sabe o que está falando, que é bom no que faz e que é um especialista em sua área.
Quem deveria criar um curso on-line?
Todos os empresários, especialistas e líderes de pensamentos.
Hoje, curso on-line, é tão necessário quanto um site ou um cartão de visitas. É uma das maneiras mais rápidas e impactantes de levar seu conhecimento para um mercado global, causando um grande impacto.
Separei neste artigo uma
'visão geral do planejamento' e as principais etapas para que você saiba o que esperar e como será a jornada antes de você começar a produzir seu curso on-line.
Dica de Leitura Complementar que vai ajudar você a planejar seu curso on-line:
O livro está organizado em quatro capítulos repletos de figuras técnicas, elaboradas exclusivamente para apoiar, complementar ou sintetizar as informações textuais. Tudo isso visando tornar a educação distância, presencial e corporativa mais viável, prazerosa e significativa.
#Fica a dica
Bora criar o seu curso on-line!
Assistir um treinamento de quem não domina ou não gosta 100% do assunto é algo como fazer um tratamento de canal no dentista. O seu aluno vai perceber o grau de intimidade que você tem com o tema.
Pense em suas habilidades, talentos e experiências de vida pelas quais você passou. Cozinhar seus pratos favoritos, design de interiores, escrever não-ficção, superar a morte de um ente querido, etc...
A lista de possíveis tópicos para criar um curso on-line é infinita.
Resumindo, se você adora o seu tema, é bom no assunto e tem experiência (formal ou de vida) nele, então você tem um tópico que funcionará para você.
Depois de escolher o tema do seu curso on-line, a próxima etapa é pesquisar no google, no youtube, nas redes sociais quem mais está com um treinamento parecido.
Muitos criadores de cursos cometem o erro de pensar que, se houver muita competição a ideia do seu curso não dará certo. Mas, na verdade, isso mostra que há uma grande chance de haver uma forte demanda de mercado para essa ideia do seu curso e, portanto, vale a pena investigar mais.
Existem algumas pistas na internet para validar uma ideia de curso on-line:
As pessoas estão falando sobre isso?
Existem comunidades ou fóruns discutindo o seu tema?
As pessoas estão fazendo perguntas sobre ele?
Existe uma lacuna que a concorrência não atende?
Se as suas respostas às três perguntas acima for "sim" e sua ideia for semelhante, mas diferente do que já existe, então você tem uma ideia de curso que tem chance de ser um best-seller.
Você pagaria por um produto que não entende suas expectativas? Claro que não.
A grande maioria dos cursos on-line não precisam prometer mudanças, ganhos ou milagres para vender. Tome muito cuidado com as promessas de venda, elas irão ser cobradas pelos seus alunos.
Curso On-line no Brasil é relativamente novo, mas já tem pessoas que cruzaram essa linha e se deram mal por aqui. Não arrisque sua reputação em uma promessa milagrosa. Ensine o que você sabe.
Fique sempre de olho na taxa de conclusão e satisfação e menores solicitações de reembolso. São sinais claros de que você precisa alterar alguma coisa.
Este é o ponto em que muitos criadores começam a correr o risco de cair no "Na Procrastinação Eterna".
O principal motivo pelo qual ficamos presos aqui é que geralmente temos um grande volume de informações em nossas cabeças ou ao nosso redor em livros, em nossos discos rígidos, em nossos blocos de notas e assim por diante.
Enquanto você está classificando suas pilhas de conteúdo, jogue fora tudo o que não estiver diretamente relacionado com o curso. Inclua apenas os conteúdos que respondam às perguntas do seu público ou que preencha lacunas não atendidas por seus concorrentes.
A melhor forma de montar o plano de curso é pensar nele como um mapa. Você vai conduzir seu aluno do ponto A até o ponto B. O que ele vai precisar primeiro? E depois?
Comece a agrupar seus temas, dicas e ideias semelhantes em módulos e, em seguida, organize as aulas dentro desses módulos da maneira mais progressiva e lógica para que forme um fluxo.
Claro que nem todos os cursos podem seguir uma lógica linear, mas é precisa pensar em uma forma que deixe o aluno estimulado a continuar seguindo o seu conteúdo.
Agora é hora de decidir a melhor maneira de entregar seu conteúdo.
O filósofo chinês Confúcio disse: “Diga-me, e eu vou esquecer. Mostre-me, e eu posso me lembrar. Envolva-me, e vou entender. ”
Você precisa estar ciente dos diferentes princípios da aprendizagem de adultos, das preferências de aprendizagem e de todas as diferentes maneiras de ministrar seu treinamento para realmente se certificar de que ele seja o mais envolvente possível.
Você terá vídeos, conteúdo de leitura, atividades, conteúdo de áudio?
Que tipo de visual você terá?
Você terá áreas de aprendizagem da comunidade?
Você precisa ter um equilíbrio entre as metodologias visuais, de áudio e práticas para que todos estejam envolvidos e tenham a melhor experiência de aprendizado.
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Existem três maneiras principais de publicar e vender seu curso online.
1 - Pode publicar o curso em uma plataforma marketplace com a
Udemy.
Vantagem: Não precisa divulgar o curso, a própria plataforma vai indicar seu curso para a base.
Desvantagem: O valor praticado na plataforma é baixo, mas não impede de criar valor e anunciar mais caro. Vai depender da eficiência do seu marketing.
2 - Pode colocar o curso em uma plataforma que não cobra hospedagem
Vantagem: Não cobra hospedagem, fica com um percentual da venda.
Desvantagem: Toda a divulgação do curso é por sua conta.
3 - Criar a sua própria plataforma LMS (Learning Management System)
Ideal para quem já tem uma grande audiência ou para quem quer montar uma escola on-line com muitos professores diferentes.
Vantagem: O percentual da venda é menor e pode montar o modelo de negócio do seu jeito.
Desvantagem: Tem o custo de infra estrutura da plataforma.
Um bom ponto de partida é saber claramente qual será o objetivo principal do seu curso.
Será apenas um ímã? Um curso grátis para seu produto e serviço principal?
Será um fluxo de renda por si só?
Ou será seu principal fluxo de renda?
Cada um deles significa que seu curso precisa ser projetado de forma ligeiramente diferente, pode mudar completamente o valor, ter diferentes metodologias de marketing.
Não há preço certo, errado ou mesmo de referência para um curso on-line, pois depende muito do que você está oferecendo.
Uma coisa eu posso dizer com certeza, o valor do curso reflete diretamente no valor percebido do seu cliente.
Depois de Gravar e Editar o seu curso on-line o verdadeiro trabalho começa!
A não ser que poste o seu Curso On-line na
Udemy, eles irão vender pra você.
Você vai precisar de uma estratégia de marketing contínua para promover seu curso e inscrever novos alunos.
As estratégias não tem fim.
Continue acompanhando meus artigos, estou sempre buscando estratégias para gravar e vender Cursos On-line.
Espero ter ajudado!
E fico a disposição para gravar pessoalmente o seu curso on-line.
Grande Abraço!
Até o próximo vídeo!
Fábio Coelho
Videomaker | Designer | Criativo
O guia interativo “Estruturação de Curso Online” aborda tudo sobre como montar um curso online, oferecendo dicas valiosas, exemplos e exercícios práticos para transformar seu conhecimento em um curso online.
O guia foi pensado para instrutores, educadores e profissionais que desejam criar cursos online e estruturar experiências de aprendizado envolventes e eficazes.
A estruturação do seu curso será desmembrada abordando cada etapa, desde a definição de metas e objetivos claros e alcançáveis, a organização do conteúdo, os tempos das aulas até o planejamento da gravação. Além disso, também tem um cronograma de produção, que torna a criação do curso um processo mais eficiente. Proporcionando aos educadores as ferramentas necessárias para construir um excelente curso online.
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