O que você precisa saber antes de começar a criar o conteúdo do seu curso on-line? Criar um curso on-line
do zero pode ser um grande desafio para quem não conhece os conceitos do Design Instrucional.
Nos últimos anos os
Cursos on-line
cresceram muito. Mas a falta de planejamento e de conhecimento quanto a estruturação e organização do processo de aprendizagem on-line
gera ainda muita reclamação dos alunos. É fácil encontrar ótimos cursos on-line mau organizados.
Para nossa sorte existem os profissionais de Design Instrucional
que de fato se preocupam com o verdadeiro propósito no que diz respeito à capacitação e desenvolvimento dos alunos em geral, principalmente dos alunos que buscam formas mais dinâmicas e interativas de aprender.
O
Designer Instrucional
participa da criação do curso, da construção de materiais didáticos, tais como impressos, vídeos, softwares ou, de modo mais genérico, qualquer objeto de aprendizagem.
De forma resumida, podemos dizer que o design instrucional
facilita o processo de aprendizagem para os alunos dos cursos on-line, ou caso esteja sendo trabalhado na educação corporativa nos treinamentos das empresas.
O que é design instrucional?
De acordo com Andréa Filatro, autora do livro Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia, o design instrucional
corresponde à “ação intencional e sistemática de ensino, que envolve o planejamento, o desenvolvimento e a utilização de métodos, técnicas, atividades, materiais, eventos e produtos educacionais em situações didáticas específicas, a fim de facilitar a aprendizagem humana a partir dos princípios de aprendizagem e instrução conhecidos”.
Basicamente, o design instrucional
serve para a construção de qualquer material que facilite o processo de aprendizagem. Estes materiais poderão ser utilizados para qualquer modalidade de ensino, isto é, on-line, presencial ou semipresencial.
Quando surgiu o design instrucional?
Design instrucional surgiu na
Segunda Guerra Mundial. Nessa época, o governo norte americano começou a perceber que muitos dos seus soldados estavam perdendo seus equipamentos, e suas vidas, justamente por não saberem como utilizar de maneira correta seus materiais bélicos.
Para minimizar esse problema, o governo criou um
processo, a partir de uma equipe multidisciplinar, para organizar uma técnica unificada de treinamento que tinha como objetivo instruir os soldados a respeito de tudo o que era relevante o mesmo conhecer para se preparar bem para os confrontos.
Os resultados foram bastante positivos
e no pós guerra muitos pesquisadores começaram a estudar mais sobre a técnica utilizada e também a fazer novos experimentos com o intuito de deixar o processo cada vez mais refinado e eficiente, visto que o mesmo gerou bons resultados e melhorou bastante o desempenho dos soldados.
Nesse contexto, a metodologia foi cada vez mais aprimorada e novos segmentos começaram a se aproveitar da mesma, além das forças armadas, como indústria, comércios e serviços.
Entenda agora os conceitos mais importantes no design instrucional
Para entender de fato o design instrucional, é necessário conhecer alguns conceitos importantes que são atrelados ao design educacional como um todo, conforme falaremos a seguir.
1. Conceito da pedagogia, diz respeito ao ensino de crianças.
É importante observar que as crianças possuem um método de aprendizagem diferente de adultos, pois as experiências por elas obtida se dão pela observação e repetição de ações.
O profissional de design instrucional
precisa, nesse sentido, estar bastante atento a estas questões para montar uma trilha de aprendizado para crianças.
2. Conceito de andragogia, diz respeito ao ensino de adultos.
Os adultos, diferente das crianças, buscam aprender apenas o que faz mais sentido. O modelo andragógico
baseia-se nos seguintes princípios:
- Necessidade de saber
– adultos precisam saber por que precisam aprender algo e qual o ganho que terão no processo.
- Autoconceito do aprendiz – adultos são responsáveis por suas decisões e por sua vida, portanto querem ser vistos e tratados pelos outros como capazes de se autodirigir.
- Papel das experiências
– para o adulto suas experiências são a base de seu aprendizado. As técnicas que aproveitam essa amplitude de diferenças individuais serão mais eficazes.
- Prontidão para aprender
– o adulto fica disposto a aprender quando a ocasião exige algum tipo de aprendizagem relacionado a situações reais de seu dia-a-dia.
- Orientação para aprendizagem
– o adulto aprende melhor quando os conceitos apresentados estão contextualizados para alguma aplicação e utilidade.
- Motivação
– adultos são mais motivados a aprender por valores intrínsecos: autoestima, qualidade de vida, desenvolvimento.
O profissional de Design Instrucional
CONHECE MUITO BEM
esses conceitos para desenvolver um curso para adultos.
3.
Conceito de heutagogia, muito utilizado no ensino on-line e semi-presencial
Esse conceito pode ser definido como um processo de self-education, ou autoeducação.
Nesse formato de ensino, é o próprio aluno que organiza o seu processo de aprendizagem da forma mais eficaz para si próprio. Quando houver possíveis dúvidas, o mesmo precisará correr atrás para descobrir a solução. É muito utilizado em cursos on-line em geral onde não existe a figura física do professor EAD.
O método heutagógico
também vem sendo muito aplicado a cursos na modalidade blended, ou seja, semi-presencial, contando também com experiências práticas em sala de aula junto a outros professores, em momentos cruciais e de consolidação dos conteúdos vivenciados durante o curso.
Conhecer bem cada um desses conceitos
e perfis distintos é fundamental
para o designer instrucional
trabalhar de forma eficiente e prática.
Portanto, fique atento a essas informações para contratar o melhor serviço possível para o seu negócio EAD.
Se ficou dúvidas a respeito do design instrucional
ou do seu projeto EAD, entre em contato conosco.
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Grande abraço
Até o próximo vídeo!
Fábio Coelho
Marketing | Videomaker | Criativo