As entrevistas costumam ser a espinha dorsal de uma ampla gama de filmes, desde trabalhos de clientes a casamentos e documentários. A razão para isso é simples: eles são uma ótima maneira de criar uma conexão poderosa entre seus personagens e seu público.
Mas o que acontece quando você encontra um entrevistado que não está dando as melhores respostas e, pior ainda, suas palavras precisam estar no filme final?
Mesmo neste cenário aparentemente sem esperança, há uma maneira de reverter a situação e sair com uma ótima entrevista que construirá uma conexão tão importante com seu público.
Os humanos são naturalmente contadores de histórias - está em nosso DNA, afinal.
Algumas pessoas só precisam de uma ajudinha extra para desenvolver suas habilidades naturais de contar histórias. É aqui que você, o cineasta, pode salvar o dia. O que nos leva a nossa dica incrível para melhores respostas de entrevista (bem, duas, já que há uma dica bônus abaixo):
Para obter melhores respostas às entrevistas, estruture suas perguntas de forma que as respostas sejam na forma de uma história.
Imagine que você está entrevistando um casal para o filme de casamento e construindo a história de como eles se conheceram.
Em vez de perguntar: "Como vocês se conheceram?" tente, “Prepare a cena de como vocês se conheceram. Que eventos aconteceram naquele dia? ”Como alternativa, você pode perguntar:“ Conte-me sobre o dia em que vocês dois se conheceram e os momentos de que você se lembra mais vividamente.
Essas novas formas de perguntar produzirão uma resposta muito mais poderosa do que a simples: "Como você se conheceu?"
Essas perguntas incentivam o entrevistado a se aprofundar e compartilhar respostas baseadas em histórias. Geralmente, as respostas das entrevistas são sem brilho porque não são baseadas em histórias. Pode ser que as respostas sejam curtas, chatas, previsíveis, etc.
No final, eles farão exatamente o oposto do que uma entrevista poderosa deveria. Eles não vão criar uma conexão poderosa com seu público. Lembre-se de que todas as grandes histórias seguem a mesma estrutura básica de história.
A Pixar, um estúdio especialista em contar histórias incríveis (e fazer todo mundo chorar no processo), usa esta estrutura de história:
Era uma vez ________________________.
Todos os dias, ________________________.
Mas um dia ________________________.
Por causa disso, ________________________.
Por causa disso, ________________________.
Por causa disso, ________________________.
Até que finalmente, ________________________.
E desde então________________________.
No caso de “Defina a cena de como vocês se conheceram. Que eventos aconteceram naquele dia? ”, Você está preenchendo a parte“ Mas, um dia__________ ”da sua história. É provável que mesmo uma pessoa que não esteja familiarizada com o casal ainda ache a história interessante se for estruturada desta forma.
Mas não basta desistir por aí. Se uma parte da história que você espera captar não estiver presente na resposta inicial do entrevistado, fique atento para oportunidades de apresentar todos os elementos que faltam por meio de perguntas de acompanhamento.
Ao reformular suas perguntas em uma estrutura que se prestará a uma resposta baseada em uma história, você está se preparando para o sucesso.
Vamos voltar para o nosso casal de noivos. Você tem feito perguntas profundas e eles compartilharam ótimas respostas. Mas eles ainda cobriram apenas alguns dos elementos de uma grande história. Talvez a seção "Por causa disso, __________" esteja faltando, o que pode significar que você está perdendo a resolução para um desafio que eles tiveram que superar como casal e as coisas importantes que aprenderam em face dessas dificuldades. É aqui que você entra e revela todo o peso emocional da história.
Por exemplo, se você está criando um vídeo de campanha Kickstarter para o próximo grande produto e está procurando descobrir como a ideia se originou, evite perguntar: “De onde veio a ideia?” Em vez disso, tente dizer: “Volte para o início desta jornada. Defina como surgiu a ideia deste produto. ”
Em seguida, talvez faça uma pergunta complementar relacionada aos desafios que enfrentaram para dar vida às suas ideias. “Você estava em uma encruzilhada com este desafio particular. Que eventos ou conversas o levaram ao limite para seguir em frente? ”
Procure oportunidades por meio de suas perguntas de acompanhamento e como você as enquadra para revelar a história completa de seus entrevistados. O resultado será uma história completa que conectará o público com seus temas.
Independentemente de quão habilidoso contador de histórias seu entrevistado era quando se sentou pela primeira vez na cadeira de entrevista, ao formular suas perguntas para encorajar respostas baseadas em histórias, você sairá com uma ótima entrevista.
Embora isso exija algum raciocínio rápido e, portanto, prática para realmente aperfeiçoar a técnica, faz uma grande diferença nas respostas que você obterá.
Se você orientou o entrevistado com sucesso e agora está carregado de respostas cheias de histórias incríveis, pode se deparar com um novo problema: as respostas são muito longas.
Isso não é bom!
Tudo bem. Para ajudar a reorientar o seu entrevistado e as histórias que ele compartilhou, peça que resuma a história. Por exemplo, “Se você resumisse essa história em uma única frase, qual seria?” Você ainda vai embora com sua resposta inicial longa, mas agora também terá uma versão altamente condensada e digna de uma frase de efeito. Vitória, vitória!
Agora que você tem algumas ferramentas para enquadrar perguntas de entrevista estelares, você pode ler sobre nossos conselhos para entrevistas de tiro e se tornar uma força de entrevista completa!
Quer ajuda para gravar sua entrevista?
Entre em contato por aqui
Essas dicas foram úteis para você?
Deixe seu comentário e compartilhe este artigo com quem precisa!
Grande abraço!
Até o próximo vídeo!
Fábio Coelho
Criador e Produtor de Vídeos
O guia interativo “Estruturação de Curso Online” aborda tudo sobre como montar um curso online, oferecendo dicas valiosas, exemplos e exercícios práticos para transformar seu conhecimento em um curso online.
O guia foi pensado para instrutores, educadores e profissionais que desejam criar cursos online e estruturar experiências de aprendizado envolventes e eficazes.
A estruturação do seu curso será desmembrada abordando cada etapa, desde a definição de metas e objetivos claros e alcançáveis, a organização do conteúdo, os tempos das aulas até o planejamento da gravação. Além disso, também tem um cronograma de produção, que torna a criação do curso um processo mais eficiente. Proporcionando aos educadores as ferramentas necessárias para construir um excelente curso online.
Criação e produção TAG12
WhatsApp
11 97086.2793
2024©Todos os direitos reservados. TAG12 | Produtora de conteúdo audiovisual ltda