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O que você deveria fazer antes de anunciar no Google?

fabio coelho • 22 de outubro de 2019

Para anunciar no Google ou em qualquer outra plataforma online, você precisa estar preparado. O seu cliente em algum momento vai entrar em contato com a sua empresa, é neste momento que a maioria das empresas perdem a chance de vender.

Se está preocupado em divulgar sua empresa na internet sem antes acertar os pontos de contato, sinto em dizer que a sua divulgação está fadada a ir para o ralo. Não adianta soltar uma campanha online se quando o cliente entrar em contato sua empresa ele não consegue ser atender de imediato.

O que são os Ponto de Contato?

São os pontos onde os clientes têm o contato com sua marca ou seu produto. Pode ser telefone, email, pessoalmente, chat, site, manual, folder, cartão de visitas, etc... Ou seja, todo material que a sua empresa cria se torna um ponto de contato.

Acredito que ajustar os Pontos de Contatos da empresa é o real trabalho do profissional de marketing, na verdade, deveria ser o único e exclusivo foco da empresa toda. Aumentar sempre os pontos de contatos.

Pare tudo o que você está fazendo e comece a contar! 
Quantos pontos de contato a sua empresa tem neste momento?

Vale tudo, qualquer ponto onde o cliente tem contato com sua empresa ou produto. A quantidade de pontos é proporcional às chances de vendas. Quanto mais pontos de contato mais chances sua empresa tem de vender.

Lembrando que você pode usar os pontos de contato para medir o desenvolvimento do marketing da sua empresa. Sua meta como empresário ou profissional de marketing é criar mais pontos de contato. Quanto mais melhor!

Pontos de contato que BASTAVA ter no passado:

  • 1 - Website
  • 2 - Folder/folheto de apresentação
  • 3 - Cartão de visitas
  • 4 - Atendimento telefônico
  • 5 - Recepção/atendimento
  • 6 - Fluxo bem definido da jornada de compra*

* Vou explicar como funciona esse fluxo no próximo artigo.


Aqui está uma lista de #12 Pontos de Contato que sua empresas DEVE arrumar antes de anunciar no Google:

  • 1 - Apresentação da empresa em vídeo
  • 2 - Apresentação do produto em vídeo
  • 3 - Atendimento via redes sociais
  • 4 - Vendedor preparado com o roteiro de apresentação
  • 5 - Livro online e físico
  • 6 - Palestra online 
  • 7 - Curso Presencial
  • 8 - Curso Online
  • 9 - Conteúdos no blog da empresa
  • 10 - Conteúdos nas redes sociais 
  • 11- Canal no YouTube
  • 12 - Site otimizado nos mecanismos de busca


O profissional de marketing é o principal responsável em cuidar de cada ponto de contato da empresa. Sem ajustar os Pontos de Contato a verba de divulgação será jogada no ralo.

Estou trabalhando em um treinamento para ajudar pequenos empresários a criarem seus pontos de contato sozinhos, sem precisar de um profissional de marketing. Se quiser ser avisado faça o pré cadastro abaixo. 

Para ser avisado sobre o treinamento "Multiplicando os Pontos de Contato da sua empresa" Faça um pré cadastro aqui: PRÉ CADASTRO

Voltando aos Pontos de Contato.

Destaquei os pontos que provavelmente irão atrair mais clientes para sua empresa do que qualquer outro tipo de estratégia.

  • 8 - Curso Online
  • 9 - Conteúdos no blog da empresa
  • 10 - Conteúdos nas redes sociais 
  • 11- Canal no YouTube
  • 12 - Site otimizado nos mecanismos de busca

Estes quatros pontos estão diretamente ligados, um puxo o outro e todos podem levar para o mesmo objetivo. Vender!

Lembrando que todos eles precisam de um Atendimento Físico bem preparado!

A atenção das pessoas estão voltadas para as redes sociais. Sua empresa precisa acordar para essa tendência e aproveitar isso para gerar mais vendas.

Segue uma breve explicação dos pontos em destaque:

8 - Curso Online para gerar novos negócios.

Poucas empresas estão aproveitando a oportunidade de construir um curso online para atrair possíveis clientes e parceiros. Já escrevi um conteúdo falando exatamente este tema. Aqui está o link: Curso Online para Vender Serviços

Curso online pode ser um importante ponto de contato da sua empresa com o cliente final. Basta colocar o curso no ar! 

Se quiser criar um curso online para sua empresa aqui está o passo a passo: https://www.tag12.com.br/post/como-criar-um-curso-online

9 - Conteúdos no blog da empresa

Criar conteúdos não é uma coisa nova mas continua funcionando muito bem para atrair novos clientes. Entra ano e sai ano e os blogs continuam atraindo pessoas interessadas em informação.

Não encontrei dados atualizados, mas acredito que o número de pessoas que busca conteúdos no Google só está crescendo.  

10 - Conteúdos nas redes sociais 

Funciona tão bem quanto os blogs, só que o conteúdo precisa ser adaptado para as redes sociais. Não tem segredo, criou um conteúdo para o Blog da empresa? Agora é só ajustar o conteúdo e divulgar nas redes sociais. 

Além de ficar presente para os seus clientes nas redes sociais, esses conteúdos irão dar mais relevância para o site da sua empresa.

11- Canal no YouTube

Outro ponto que contato que está cada dia mais relevante nas estratégias das empresas é o YouTube. O efeito que o Youtube causa nos espectadores é comparado ao efeito que a Rede Globo causa nos espectadores.

Os geradores de conteúdos são tratados como atores da Globo na vida real. Tudo o que precisa é um Smartphone com uma boa câmera para gravar os vídeos.

Tenho certeza que tem muita gente esperando para assistir os conteúdos gerados pela sua empresa!

Espero muito que esse artigo tenha ajudado você a entender o que é Ponto de Contato e onde o profissional de marketing precisa concentrar o foco.

Se ficou alguma dúvida não deixe de entrar em contato comigo, adoro receber feedbacks, isso me ajuda a encontrar temas relevantes.

Grande Abraço!


Fábio Coelho
Especialista em Marketing Online

Estruturando

Cursos Online

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